História, perguntado por DANIELASANTOS123, 10 meses atrás

sobre a economia brasileira no periodo colonial, pode se afirma que a) a produção açucareira mantenha-se num ritmo constante, independente dos flocos do mercado europeu? b) a maior parte do trabalho era exucutado por homens livres, enquanto os escravos realizavam os trabalhos mais especializado?

Soluções para a tarefa

Respondido por cr77777
1
a produção açucareira mantenha-se num ritmo constante, independente dos flocos do mercado europeu
Respondido por izabellaazevedo253
1

Resposta:

letra D) tornou-se mais lucrativo introduzir a mão de obra africana, porque os portugueses tinham amplas fontes de abastecimento de escravos na África.

Explicação:

A escravidão indígena foi amplamente empregada nos engenhos de açúcar. Gradativamente os engenhos foram introduzindo os negros africanos escravizados que acabaram por se tornar a mão de obra característica da produção açucareira. Além da resistência dos indígenas que se deslocavam com suas comunidades para o Sertão, fugiam das fazendas ou promoviam ataques aos portugueses, outro motivo fundamental dessa mudança foi a lucratividade do tráfico negreiro. Transportados e comercializados pelos portugueses, os africanos escravizados geravam altíssimos lucros para Metrópole o que o cativeiro indígena estava longe de oferecer.

Perguntas interessantes