Sobre a economia brasileira durante o Segundo Reinado (1840-1889), é correto afirmar que: *
1 ponto
a) O açúcar foi o principal produto de exportação brasileiro, muito produzido no sul do Brasil e contava com a utilização da mão-de-obra imigrante;
b) O processo de industrialização se intensificou durante o Segundo Reinado, a indústria e bens de serviços representava mais de 50% do Produto Interno Bruto.
c) O café foi o principal produto de exportação, produzido principalmente na região sudeste do Brasil.
d) O açúcar e o café foram os principais produtos de consumo interno, por isso não foram exportados.
2. Sobre a tarifa Alves Branco: *
1 ponto
a) Aumentou de 15% para 30% os impostos sobre produtos importados e para 60% caso o produto importado tivesse similar no Brasil.
b) Foi uma tarifa que beneficiou as importações para o Brasil, uma vez que deixou de cobrar impostos sobre os produtos importados.
c) Decretou que o acesso às terras no Brasil deveria ser feito somente a partir da compra e com registros em cartório.
d) Oficializou uma prática que ficou conhecida, durante o Segundo Reinado, como escambo, uma vez que permitiu a troca de produtos no lugar da circulação de moeda.
Soluções para a tarefa
1) A alternativa correta é a letra C) O café foi o principal produto de exportação, produzido principalmente na região sudeste do Brasil.
A economia brasileira, no período de 1840 e 1889, foi marcado pelo cultivo de café e consequente exportação cafeeira. A terra era favorável, havia mão de obra escrava para alavancar a produção, criando condições favoráveis para a exportação.
O produto era exportado sobretudo para a Europa, EUA e Ásia.
2) A alternativa correta é a letra a) Aumentou de 15% para 30% os impostos sobre produtos importados e para 60% caso o produto importado tivesse similar no Brasil.
A nova tarifa denominada Alves Branco foi elaborada pelo Ministro Manuel Alves Branco em 1844, para estabelecer taxas sobre produtos importados.
O intuito era estimular a produção nacional dos produtos importados, favorecendo o crescimento econômico interno e produção nacional.
Bons estudos!