Sobre a divisão social da República romana ,descreva abaixo as função dev cada grupo citado
Soluções para a tarefa
Resposta:
A - O Cônsul era o posto mais alto da República, havendo dois cônsules (que se alternavam no poder) que governavam o país por um ano. Eram geralmente escolhidos dentre os mais poderosos e influentes romanos, sempre de origem nobre (Patrícia).
B - Já os Questores eram aqueles que ocupavam a posição mais baixa, sendo o "início da carreira" de um político romano. Eram geralmente jovens (tinham menos de 32 anos) e eram responsáveis, dentre outras coisas, pela cobrança dos impostos.
C - Os Censores eram responsáveis por manter a "moralidade" em Roma, serviam durante cinco anos e tinham amplos poderes. Podiam proibir ações consideradas "imorais" e punir quem as fizesse.
D - O Edil era o funcionário público responsável por inspecionar as propriedades e serviços públicos. Estavam fortemente ligados ao Tribuno da Plebe e aos interesses dos mais pobres.
E - Os Pretores eram responsáveis por julgar casos e disputas entre cidadãos romanos. Seriam semelhantes aos atuais juízes.
F - O Tribuno da Plebe era o plebeu responsável por falar em nome dos outros plebeus dentro do Senado, tendo poder de vetar algumas decisões do Senado e propor a votação de outras. Foi uma conquista política importante da classe trabalhadora dentro do modelo político da República Romana.
Explicação: