Sobre a divisão social da República Romana, descreva abaixo as funções de cada grupo citado: a) Cônsul: b) Questor: c) Censor: d) Edil: e) Pretor: f) Tribuno da Plebe
Soluções para a tarefa
A - O Cônsul era o posto mais alto da República, havendo dois cônsules (que se alternavam no poder) que governavam o país por um ano. Eram geralmente escolhidos dentre os mais poderosos e influentes romanos, sempre de origem nobre (Patrícia).
B - Já os Questores eram aqueles que ocupavam a posição mais baixa, sendo o "início da carreira" de um político romano. Eram geralmente jovens (tinham menos de 32 anos) e eram responsáveis, dentre outras coisas, pela cobrança dos impostos.
C - Os Censores eram responsáveis por manter a "moralidade" em Roma, serviam durante cinco anos e tinham amplos poderes. Podiam proibir ações consideradas "imorais" e punir quem as fizesse.
D - O Edil era o funcionário público responsável por inspecionar as propriedades e serviços públicos. Estavam fortemente ligados ao Tribuno da Plebe e aos interesses dos mais pobres.
E - Os Pretores eram responsáveis por julgar casos e disputas entre cidadãos romanos. Seriam semelhantes aos atuais juízes.
F - O Tribuno da Plebe era o plebeu responsável por falar em nome dos outros plebeus dentro do Senado, tendo poder de vetar algumas decisões do Senado e propor a votação de outras. Foi uma conquista política importante da classe trabalhadora dentro do modelo político da República
As funções de cada grupo citado na República romana eram:
a) Cônsul: era o responsável pelo exercício do poder militar.
b) Questor: tinha como função a cobrança de impostos.
c) Censor: sua função era trabalhar na contagem da população.
d) Edil: cuidava da fiscalização do comércio e da condução da cidade.
e) Pretor: tinha como função administrar a justiça.
f) Tribuno da Plebe: representavam os plebeus, eram eleitos pelos Conselhos da Plebe para o mandato de um ano.
A sociedade romana durante o período da República, era dividida entre aristocracia, formada pelos patrícios, sendo formada pela minoria da população, e os plebeus que constituíam a maior parte do povo de Roma.
Durante a República não era possível que o indivíduo sozinho acumulasse muitos poderes políticos. o governo era exercido por vários homens, denominados magistrados.
Bons estudos !
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/42813547