Sobre a divisão entre cultura popular e erudita, o historiador italiano Carlo Ginzburg escreveu o seguinte:
“Com muita frequência, ideias ou crenças originais são consideradas, por definição, produto das classes superiores, e sua difusão entre as classes subalternas um fato mecânico de escasso ou mesmo de nenhum interesse; como se não bastasse, enfatiza-se presunçosamente a ‘deterioração’, a ‘deformação’, que tais ideias ou crenças sofreram durante o processo de transmissão”.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes, p. 12.
· Em um texto de no mínimo, 800 caracteres, explique as palavras de Ginzburg e a relacione com a manchete da revista Donna publicada em 2013:
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
O trecho de Ginzburg tem relação com o que consta no seu livro "O queijo e os vermes". O livro faz referencia a questão cultural da época, onde o personagem principal é julgado por causa de seu condição social e possuir bons argumentos, principalmente, relacionados a questão religiosa.
Assim, o trecho refere-se à concepção que as pessoas da época tinham, já que acreditavam que somente as classes mais abastadas possuíam capacidade de organização de ideias e bom discernimento. No livro Ginzburg discute como a cultura popular independe da cultura erudita.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás