Sobre a desigualdade na concentração e posse de terras no Brasil, responda:
a) Qual a origem da concentração de terras no Brasil?
b) Quais as determinações da Lei de Terras de 1850 e como impactou a vida dos mais pobres?
c) O que é o Estatuto da Terra de 1964? 2- Explique a diferença entre módulo rural e fiscal.
PRECISO URGENTE
Soluções para a tarefa
Resposta:
A- As origens da concentração de terras no Brasil estão no passado colonial. As capitanias hereditárias foram os primeiros latifúndios brasileiros. A expansão da lavoura do açúcar teve como uma de suas características o latifúndio.
B- Com essa nova lei, nenhuma nova sesmaria poderia ser concedida a um proprietário de terras ou seria reconhecida a ocupação por meio da ocupação das terras. ... Dessa maneira, a Lei de Terras transformou a terra em mercadoria no mesmo tempo em que garantiu a posse da mesma aos antigos latifundiários.
C- Segundo o decreto de 1964, reforma agrária é um conjunto de medidas que buscam a melhor distribuição das terras rurais baseando-se na posse e no uso, ou seja, propriedades que não produzem deveriam ser disponibilizadas a trabalhadores rurais que produzem e sustentam suas famílias. Módulo rural é calculado para cada imóvel rural em separado, e sua área reflete o tipo de exploração predominante no imóvel rural, segundo sua região de localização. Módulo fiscal, por sua vez, é estabelecido para cada município, e procura refletir a área mediana dos Módulos Rurais dos imóveis rurais do município.
Explicação:
Bons estudos!!! :)