Sobre a denominada “Política dos Governadores”, assinale a alternativa CORRETA: *
a) Em cada estado as classes dominantes procuravam articular-se para se manter no poder. Quem estivesse no poder Executivo estadual (governador) influenciava decisivamente na eleição para os cargos legislativo federal (deputados e senadores).
b) Foi o período em que o Brasil foi governado por dois militares, também chamado de governadores.
c) Foi um movimento, liderados pelos chefes do executivo estadual, para acabar com as práticas de corrupção eleitorais na década de 1920.
d) A Política dos Governadores não deu certo no Brasil, pois os coronéis não conseguiam exercer influência sobre o voto dos eleitores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra A
Explicação:
A política dos governadores vigorou muito tempo no Brasil e funcionava como um modelo de pirâmide em que os poderes locais como os coronéis determinavam os poderes estaduais como os governadores que influenciava no legislativo. Essa política vigorou juntamente com outras práticas de controle do voto eleitoral como o voto de cabestro entre outros
Sobre a Política dos Governadores, em cada estado as classes dominantes procuravam articular-se para se manter no poder. Quem estivesse no poder executivo estadual (governador) influenciava decisivamente na eleição para os cargos legislativo federal (deputados e senadores).
Resposta: Letra A.
Política dos Governadores
Também chamada de política dos estados, foi um acordo nos primórdios da República Velha (1889-1930) em que o governo federal apoiava os governos estaduais sem restrições, em troca usavam coronéis (coronelismo) e elegiam cadeiras a favor do Governo Federal, evitando a oposição.
O sistema começou com o governo do presidente Campos Sales, que propôs o nome "política dos estados". Esta política moldou a política do café com leite e esculpiu grande parte da prática política brasileira.
Para mais informações sobre a crise da República da Espada, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/51535900
#SPJ2