Sobre a definição de educação em suas modalidades ou tipos, libâneo (2010) faz diferenciações interessantes. Ele aponta que a educação pode ser classificada em intencional e não intencional. A partir desses dois grandes "guarda-chuvas", para ele, a educação informal e a educação paralela são aquelas não intencionais e a educação não formal e a formal são aquelas intencionais. Portanto, para ele, educação informal não é sinônimo de educação não formal
Soluções para a tarefa
Sobre a educação não formal, a alternativa B é a correta: as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Educação não formal
De acordo com Libâneo (2002), a educação não formal tem caráter intencional.
As asserções citam a intencionalidade com baixa sistematização e as atividades extracurriculares como sendo educação não formal e são verdadeiras, embora não se justifiquem entre si.
Sobre a educação não formal, podemos dizer que
- não se restringe ao processo das escolas formais.
- complementa a aprendizagem ocorrida nas escolas formais.
- é localizada nos territórios informais onde acontecem os processos interativos sociais.
- há intencionalidade no ensino/aprendizagem.
- envolve as ações de participação, aprendizagem, transmissão de conhecimentos e troca de experiências.
- foco em oficinas artesanais, culturais, esportivas e recreativas.
- está ligada à pedagogia social por trabalhar com os saberes coletivos.
Complemento da questão
Acerca da concepção de Libâneo analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
O autor caracteriza o “não formal” como aquilo que se faz com intencionalidade, porém, com baixa sistematização, implicando em relações pedagógicas mesmo que não formalizadas
PORQUE
Dentro da própria escola existem práticas ligadas à educação não formal através das atividades extracurriculares.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as asserções e a relação existente entre elas:
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
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Resposta: b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Explicação: AVA