Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, é correto afirmar:
a) Inaugurou no plano internacional expressamente o princípio da vedação ao retrocesso social.
b) Não faz referência à possibilidade da liberdade de locomoção dentro das fronteiras dos Estados.
c) Assegura a toda pessoa o direito de participar do governo de seu próprio país, diretamente ou por meio de representantes.
d) Foi proclamada como anexo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão pelos revolucionários franceses do final do século XVIII e confirmada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
e) Nada declara sobre o direito à propriedade, em razão da necessidade de acomodação das diferentes ideologias das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.
Soluções para a tarefa
A Declaração assegura a toda pessoa o direito de participar do governo de seu próprio país, direta ou indiretamente. Assim, a alternativa C está correta.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem relação com a Primeira e Segunda Guerra Mundiais. A própria data dos eventos já expõe:
- A Primeira Guerra Mundial durou de 1914 até 1918
- A Segunda Guerra Mundial durou de 1939 até 1945
- A Guerra Fria aconteceu apenas após as duas grandes guerras, já na segunda metade do século XX, terminando, oficialmente em 1991.
- O 11 de setembro, por sua vez, é a data do atentado terrorista perpetrado por Osama Bin Laden contra os Estados Unidos, no ano de 2001
A Declaração teve como objetivo evitar repetição das maldades e massacres cometidos nas duas grandes Guerras, que resultaram em uma Europa devastada.
Uma das maneiras mais firmes de conseguir tal objetivo era estabelecer o máximo possível de princípios democráticos para assegurar a participação da população contra qualquer poder que pudesse se tornar opressivo. Assim, a escolha dos governantes é uma forma de impedir que o Estado fique inchado a ponto de oprimir a população que representa.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/25402543
Resposta:
C.
Assegura a toda pessoa o direito de participar do governo de seu próprio país, diretamente ou por meio de representantes.
Explicação: