Sobre a cultura da Venezuela:
Principais festas populares?
Literatura?
Dança?
Música?
Soluções para a tarefa
O Joropo nasceu da mescla cultural de nativos, europeus e africanos. Toda esta mistura criou a que é hoje a dança típica da Venezuela e também praticada em parte da Colômbia.
Apesar de em alguns elementos parecerem ser similares ao flamenco e outras danças andaluzas, o joropo não é considerado uma cópia de ritmos europeus, mas não se pode negar que ele tem sim raízes por lá, como, por exemplo, na valsa e no flamenco.
O período colonial é o primeiro estágio de desenvolvimento da literatura venezuelana. Naquela época, as obras produzidas eram altamente influenciadas pela cultura espanhola. Em 1700, poesias e crônicas de estilos variados foram as obras literárias de maior produção. Já nos anos 1800, o país conquistava sua independência, o que influenciou o surgimento de muitos livros de cunho político, apresentando uma autobiografia do revolucionário Francisco de Miranda como seu maior expoente.
Naquele período, ocorreu o desenvolvimento do Romantismo, que tem a obra Peonía, de Manuel Romero García, como um dos principais representantes. Após o momento de independência do país, ocorre um processo de diversificação literária e surgem escritores como Miguel Otero Silva, Arturo Uslar Pietri, Andrés Eloy Blanco e Rómulo Gallegos
Infelizmente, Venezuela é um dos poucos paises de América Latina que carece da tradição artística pré-colombiana de outros países. No período colonial prevaleceram as variantes arquitetônicas européias da época e, durante o século XVII construiram-se diversos prédios barrocos, dos quais ficaram poucas mostras, entre os que destacam-se a Catedral, o Templo de São Francisco e a Candelária em Caracas. Quanto as edificações coloniais de caráter civil, desenharam-se de acordo aos padrões importados de Andalucía, quer dizer, portões ornamentados em pedra lavrada e gelosias de madeira. Durante a segunda metade daquele século e graças á bonanza econômica construiram numerosos casarões e fazendas, de acordo com os estilos europeus, assim como predios públicos de estilo neo-clássico, sobre tudo no centro de Caracas.