História, perguntado por diegorsantos1986, 5 meses atrás

Sobre a criação de bovinos na América Portuguesa, Caio Prado Jr destaca:

“Os processos empregados na criação, nos sertões do Nordeste, são, como já notei, os mais rudimentares e primitivos. Vive o gado ali, em suma, à lei da natureza, pastando a erva rala e as folhas coriáceas desta singular vegetação que encontra nas caatingas. Forragem miserável que supõe uma rusticidade excepcional, e não evita bois magros e musculosos que vão oferecer a pouco apetitosa carne que se consome na colônia. Os cuidados com o rebanho são mínimos: cura de feridas que produz mosca varejeira, proteção contra as onças e morcegos, que abundam em todos os sertões”. (PRADO JR, 2011, p. 203). A partir destas reflexões considere as afirmações a seguir:

I – Os rebanhos bovinos até o século XVII era uma atividade econômica complementar ao engenho de açúcar e nas lavouras de tabaco. Com a crise de ambos os setores, a criação de gado conseguiu espaço principalmente no mercado externo com a venda de charque.

II – Durante o século XVI a criação de gado dependia de altos investimentos. O pecuarista, geralmente dispunha apenas das terras e precisava adquirir as cabeças de gado e funcionários para arrebanhar os bovinos.

III – A pecuária ganhou um papel significativo no processo de colonização portuguesa, já que o gado fornecia carne e couro à população. E ainda servia como meio de transporte e força motriz no engenho de açúcar.

IV - As fazendas maiores chegavam a ter 20 mil cabeças de gado, mas havia propriedades menores, com duzentas a mil cabeças. Uma propriedade podia ser administrava com apenas dois ou três vaqueiros e uma dezena de ajudantes.

Estão corretas em que se lê em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III apenas.

Alternativa 2:
II e III apenas.

Alternativa 3:
I, II e IV apenas.

Alternativa 4:
III e IV apenas.

Alternativa 5:
Todas as alternativas.

Soluções para a tarefa

Respondido por luarafa3
12

Resposta:

III, IV

Explicação:

PÁGINAS 194, 195


mayconkaioimr: Mano faz isso não, a resposta e a I,II E IV está na pagina 195 do livro.
alexbarbosa42: A II está errada, pois na pg 195 diz que a criação de gado NÃO dependia de altos investimentos.
casadinha: ERRADA II – Explicação: Segundo Wehling( 2005,p.215), inicialmente, a criação de gado não dependia de altos investimentos. O pecuarista, geralmente, dispunha de terras doadas ou mesmo conseguia um arrendamento acessível, algumas cabeças de gado e poucos escravos ou mesmo funcionários para o mantimento de seus sítios ou fazendas.
Respondido por mayconkaioimr
2

Resposta: I, II E IV

Explicação: Pagina 195 do livro.


alexbarbosa42: A II está errada, pois na pg 195 diz que a criação de gado NÃO dependia de altos investimentos.
Perguntas interessantes