Sobre a construção das identidades nacionais na Europa do século XIX coloque V para verdadeiro e F para falso e em seguida assinale a alternativa que indique a sequência correta. ( ) A ideia de nacionalidade se fortaleceu para dar a sensação as pessoas de pertencerem a determinada coletividade. ()0 folclore e a cultura popular foram valorizados. ( ) A mobilização popular e as lutas operárias também contribuíram para o sentimento de pertencer a determinada coletividade. () Os laços familiares e comunitários típicos da área rural se fortaleceram. (A) V. F. V. F. (B) V, V, F, F₁ (C) F, F, F, V. (D) V, V, V, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Tal fenômeno passou a ser assimilado pelas forças políticas que haviam absorvido os ideais iluministas de rejeição do Antigo Regime absolutista e que procuravam a construção de um Estado nacional de viés democrático e constitucional, no qual seus membros fossem cidadãos, e não súditos do rei.
Nesse sentido, o sentimento nacional do século XIX alcançou a condição de ideologia política. Diferentemente dos Estados nacionais europeus que se formaram nos séculos XVI e XVII, os Estados Nacionais do século XIX identificavam sua soberania no contingente de cidadãos que compunham a nação, e não na figura do monarca. Por esse motivo, a tendência ao regime político republicano tornou-se comum nesse período.
Além dessas características, há também um elemento indispensável para o entendimento do nacionalismo: a formação do exército nacional por cidadãos comuns, e não por aristocratas e mercenários, como ocorria nos Estados absolutistas. O exército napoleônico foi o primeiro grande exército nacional composto por pessoas que lutavam pela “nação francesa” e identificavam-se como membros de um só “corpo nacional”, de uma só pátria.
Sendo assim, o nacionalismo, desenvolvido no século XIX, compreendeu um conjunto de sentimentos, ideias e atitudes políticas que resultaram na formação dos Estados-nações contemporâneos.