História, perguntado por junior123barbosa, 1 ano atrás

Sobre a Constituição de 1824, outorgada por D.Pedro I, responda: a) O que é uma Constituição outorgada? b) Quem era considerado cidadão, de acordo com a Constituição de 1824? c) Que grupos ficaram excluídos da cidadania? d) Como eram o voto e as eleições?

Soluções para a tarefa

Respondido por grazidireito
10
a) É a constituição criada sem nenhuma participação, mesmo indireta, do povo e imposta à nação. O contrário da Constituição outorgada é a promulgada, aquela que é feita pelos representantes do povo, e votada. É o caso da nossa constituição atual, a de 1988. Conhecida também como a Constituição Cidadã, por conferir maiores direitos e garantias aos cidadãos brasileiros.

b) 
pessoas que comprovavam certa renda (alto),uma reputação as vezes também era considerado, propriedades ,e os que votavam que raramente um camponês podia praticar este ato.

c) O direito de voto foi estendido apenas à população masculina livre e adulta (mais de 20 anos), alfabetizada ou não. Estavam excluídos religiosos regulares, estrangeiros não naturalizados e criminosos, além de todos aqueles que recebessem salários ou soldos, exceto os criados mais graduados da Casa Real, os caixeiros de casas comerciais e administradores de fazendas rurais e fábricas. Com esta composição social, ficava claro o caráter elitista que acabará predominando na Constituinte, já que retirava-se das camadas populares o direito de eleger seus representantes.

d) 
O sistema eleitoral era organizado por meio de eleições indiretas, onde os eleitores de paróquia votavam nos chamados eleitores de província. Esses, por sua vez, votavam na escolha dos deputados e senadores. Para exercer tais direitos, o cidadão deveria pertencer ao sexo masculino e ter mais de 25 anos de idade. Além disso, deveria comprovar uma renda mínima de 200 mil-réis anuais para poder votar. Desse modo, percebemos que o sistema eleitoral do império excluía grande parte da população.
Perguntas interessantes