Sobre a Conjuração Mineira (1789) responda: a origem e nomes dos líderes, o que defendiam os rebeldes e o desfecho do movimento.
Sua resposta
pfv alguém me falaa!
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira, foi a conspiração de uma pequena elite de Vila Rica - atual Ouro Preto (MG) -, ocorrida em 1789, contra o domínio português. Desse grupo, fizeram parte intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros, dentre os quais estava o alferes Joaquim José da Silva Xavier, sempre lembrado como principal líder do movimento. O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.
nay3614:
oie, tudo bem? então, eu tenho uma pergunta, será que vc poderia responder pra mim, por favor??? É essa aqui: Sobre Conjuração baiana (1798) responda: a origem e nomes dos líderes, o que defendiam os rebeldes e o desfecho do movimento.
E os Conjuração Mineira eram os poetas Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, os coronéis Domingos de Abreu Vieira e Francisco Antônio de Oliveira Lopes, os padres José da Silva e Oliveira Rolim e Carlos Correia de Toledo e Melo, o cônego Luís Vieira da Silva, o sargento-mor Luís Vaz de Toledo Pisa, o minerador Inácio José de Alvarenga Peixoto e o alferes Joaquim José da Silva Xavier
Perguntas interessantes