História, perguntado por vfmenezesveras, 8 meses atrás

Sobre a Confederação do Equador é correto afirmar-se que: limitou-se à ação de lideranças e populares pernambucanos, causa maior do seu insucesso insatisfeitos com as tentativas de negociação do império, os revoltosos buscaram criar uma nova constituição mais democrática, mas que continuava reafirmando seu caráter monarquista. foi uma das mais significativas revoltas do Segundo Reinado buscava a construção de um estado independente, com capital em Recife, criticava a centralização do poder exaltados pelo absolutismo, conservadorismo e autoritarismo do monarca.

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoaugustoescola
20

Resposta:

Sim

Explicação:

limitou-se à ação de lideranças e populares pernambucanos, causa maior do seu insucesso.

Respondido por kailanygodoy
5

Resposta:

Buscava a construção de um estado independente, com capital em Recife, criticava a centralização do poder exaltados pelo absolutismo, conservadorismo e autoritarismo do monarca.

Explicação:

Vamos lá, primeiro que a Confederação do Equador ocorreu em 1824, ou seja, no Primeiro Reinado de D. Pedro I. Essa guerra se deu por conta de D.Pedro I "peidar na farofa" no Brasil. Ele era extremamente autoritário, cobrava altos impostos da população para tentar se reconciliar com Portugal, só votava quem ele queria e ainda tinha o Poder Moderador (estava acima do legislativo, executivo e judiciário). As pessoas enfureceram e começaram a quebrar o pau.

Importante: O principal líder dessa revolta foi Frei Caneca, que após o conflito foi fuzilado. Essa revolta aconteceu no nordeste, por isso o nome da revolta, porquê ocorreu próximo à linha do Equador.

 

Perguntas interessantes