Sobre a civilização Axum:
1) Localizar uma fonte histórica dessa civilização disponível em um museu (site).
2) Identificar a fonte > O que é?
Qual a data?
Onde está exposta?
3) Identificar no mapa mundi onde essa civilização se localizava e em qual tempo cronológico.
4) Identificar uma inovação técnica dessa civilização.
5) Pesquisar o que ocorria na Europa nesse período.
Soluções para a tarefa
1). Tarike Neguest - História ou Glória dos Reis.
2) É um manuscrito etíope guardado na Biblioteca Nacional de Paris. Conta a história lendária da origem da Dinastia salomônica dos Imperadores da Etiópia, com o início pelo filho da Rainha de Sabá e Salomão. Escrita em ge'ez há mais de 700 anos, é considerada por muitos membros da Igreja Ortodoxa Etíope e do movimento Rastafári como uma obra de inspiração divina.
3. A civilização Axum ou Império de Aksumite ou Império de Axumite ou reino de Aksum, foi um império existente na região onde hoje se situa a Etiópia, tendo existido por volta do século IV a.C. até o século I d.C..
A capital do reino estava localizada na cidade de Axum, famosa por ser apontada como o lugar em que é guardada por monges ortodoxos etíopes a famosa Arca da Aliança.
4. O império de Axum é notável para um número de realizações, tais como seu próprio alfabeto, o Alfabeto de Ge'ez. Também desenvolveram muito a metalurgia, sendo o primeiro estado político africano a emitir sua própria moeda, cunhadas em ouro, em prata e em bronze.
5) Localizado em do norte Etiópia e Eritrea, Axum desenvolveu uma rede de comércio no meio da India e Mediterrâneo. Durante os 2° e 3° séculos o reino de Axum continuou a expandir seu controle da bacia do sul do mar vermelho.
Uma rota da caravana a Egito foi estabelecida que contornou o corredor de Nilo inteiramente, tornando-se o principal fornecedor de bens africanos ao império Romano, bem como comerciantes egípcios e persas. O império converteu-se ao cristianismo em 325 ou 328.
Viu seu declínio após 7° século devido a ascensão de Islam, que impactou pesadamente na sua habilidade de negociar com Extremo Oriente, Alexandria, Byzantium e sul da Europa.
Bons estudos!