Geografia, perguntado por lucasoli1310, 7 meses atrás

Sobre a chegada dos imigrantes europeus e africanos ao Brasil é INCORRETO afirmar:

a) A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra. A tendência acentuou-se a partir de 1534, quando o território foi dividido em capitanias hereditárias e se formaram núcleos sociais importantes em São Vicente e Pernambuco.
b) Os colonos, nos primeiros tempos, estabeleceram contato com uma população indígena em constante nomadismo. Os portugueses, embora possuidores de conhecimentos técnicos mais avançados, tiveram que aceitar numerosos valores indígenas indispensáveis à adaptação ao novo meio. O legado indígena tornou-se um elemento da formação do brasileiro.
c) É impossível precisar o número de escravizados trazidos durante o período do tráfico negreiro, do século XVI ao XIX, mas admite-se que foram cerca de 4 milhões de negros trazidos da África para mandarem nas fazendas e serem os proprietários majoritários mandando nos portugueses e espanhóis.
d) A entrada de estrangeiros no Brasil era proibida pela legislação portuguesa no período colonial, mas isso não impediu que chegassem espanhóis entre 1580 e 1640, quando as duas coroas estiveram unidas; judeus (originários, sobretudo da península ibérica), ingleses, franceses e holandeses. Esporadicamente, viajavam para o Brasil cientistas, missionários, navegantes e piratas ingleses, italianos ou alemães.


natielelw: 1c- é impossível precisar o número de escravizados trazidos durante o periodo... 2d-da região nordeste para a região sudeste, em virtude da decadência...

Soluções para a tarefa

Respondido por heloisagoncalves745
3

Sobre a chegada dos imigrantes europeus e africanos ao Brasil é INCORRETO afirmar que é impossível precisar o número de escravizados trazidos durante o período do tráfico negreiro, do século XVI ao XIX, mas admite-se que foram cerca de 4 milhões de negros trazidos da África para mandarem nas fazendas e serem os proprietários majoritários mandando nos portugueses e espanhóis. Letra C.

Esta afirmação encontra-se incorreta, pois como sabemos, os negros africanos escravizados eram trazidos ao Brasil a fim de servirem de mão-de-obra forçada em locais variados (indústrias, plantações, comércios, serviços domésticos, etc), e não para mandarem nos imigrantes europeus.

Em relação ao número estimado de pessoas escravizadas, a afirmativa está correta, porém, a assertiva mostra uma contrariedade do que realmente era o sistema escravocrata, que não só era humilhante para pessoas que tinham seu destino traçado sem poder fazer nada, mas que também maltratava o corpo físico dessas pessoas, ao submetê-las a jornadas de trabalho desumanas.

Alguns africanos já tinham sua finalidade definida ainda na África ao serem vendidos por seus próprios conterrâneos, ou já em terras brasileiras, quando eram escolhidos para preencher "vagas de trabalho" onde fosse preciso.

Fique por dentro do assunto:

brainly.com.br/tarefa/8465924

Bons estudos!

Anexos:
Respondido por mateuscamargomcmc
12

Alternativas:

1)Sobre a chegada dos imigrantes europeus e africanos ao Brasil é INCORRETO afirmar:

2)O principal fluxo migratório do Brasil, ocorrido durante os séculos XIX e XX, tinha como direção e motivação:

Respostas:

C) É impossível precisar o número de escravizados trazidos durante o período do tráfico negreiro, do século XVI ao XIX, mas admite-se que foram cerca de 4 milhões de negros trazidos da África para mandarem nas fazendas e serem os proprietários majoritários mandando nos portugueses e espanhóis.

FeedBack:

1)A alternativa a ser assinalada é a letra C, a única alternativa incorreta. Os Africanos não mandavam nas fazendas e sim eram empregados nelas, e não mandavam em nada apenas obedeciam.

D) Da região nordeste para a região sudeste, em virtude da decadência econômica do nordeste após o início da corrida do ouro.

Feedback:

2)A alternativa correta é a letra D. Durante os primeiros anos de colonização, o nordeste Brasileiro foi a região mais urbanizada e desenvolvida do país. Esse desenvolvimento ocorria a partir da extração das riquezas brasileiras, principalmente do pau-brasil, e da produção da cana-de-açúcar. Como a diminuição da produção de cana-de-açúcar, no século XVII, coincidiu com a descoberta de ouro na região nordeste do Brasil, logo a economia nordestina entrou em crise e a população dessa região passou a migrar para a região que possuía mais postos de trabalho: a região sudeste.

Ou seja C e D

Espero ter ajudado, Bons Estudos!! :)

Perguntas interessantes