Sobre a Carta Magna inglesa de 1215, é correto afirmar que: A Proclamou o rei João Sem Terra, Lorde Protetor da Inglaterra, Escócia e Irlanda, desencadeando uma onda de nacionalismo extremado. B Foi assinada pelo rei João Sem Terra, consolidando a separação entre a Inglaterra e o Papa, tornando-o chefe da Igreja. C Criou o Parlamento inglês bicameral constituído pelas câmaras dos lordes e dos comuns, impondo ao rei João Sem Terra a declaração de Direitos "Bill of Rights". D Determinou que os bens da Igreja passariam às mãos da nobreza inglesa que apoiava o rei João Sem Terra, instituindo a monarquia constitucional. E Foi imposta pela nobreza inglesa ao rei João Sem Terra, limitando o poder real e obrigando-o a respeitar a nobreza e o Alto Clero.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
m 1215, depois do Rei João da Inglaterra ter violado um número de leis antigas e costumes pelos quais Inglaterra tinha sido governada, os seus súbditos forçaram–no a assinar a Carta Magna, que enumera o que mais tarde veio a ser considerado como direitos humanos. Entre eles estava o direito da igreja de estar livre da interferência do governo, o direito de todos os cidadãos livres possuírem e herdarem propriedade, e serem protegidos de impostos excessivos. Isto estabeleceu o direito das viúvas que possuíam propriedade a decidir não voltar a casar–se, e estabeleceu os princípios de processos devidos e igualdade perante a lei. Isto também contém provisões que proíbem o suborno e a má conduta oficial.
Resposta:
Letra E foi imposta pela nobreza inglesa ao rei João Sem-Terra, limitando o poder real e obrigando-o a respeitar os direitos tradicionais de seus vassalos.
Explicação:
A Magna Carta foi o documento que limitava os poderes reais e entregava forte autonomia aos nobres ingleses – considerados vassalos do rei –, o que evidenciou a gênese do modelo constitucional inglês.