História, perguntado por karinegomes2902, 1 ano atrás

Sobre a Carta de 1937, julgue os itens a seguir em FALSO (F) ou VERDADEIRO (V) e marque a alternativa correspondente? alguém sabe? por favor ;)

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
8
Faltou as alternativas, mas eu as encontrei.

I – Seu precedente histórico está ligado a uma disputa entre dois movimentos nacionais: o da direita fascista (Ação Integralista Brasileira - AIB) e o da esquerda comunista (Aliança Nacional Libertadora - ANL).


Verdadeiro.


II – A ANL era bem vista pelo Governo de Getúlio Vargas, que a apoiava formalmente.

Falso. 
A ANL (Aliança Nacional Libertadora) congregava membros da esquerda e tecia críticas ao Governo de Vargas. Por causa disso, essa "Aliança" foi colocada na ilegalidade.

III – O “Plano Cohen” pretendia corrigir algumas mazelas sociais, por meio de uma política populista. Por esta razão, Getúlio ficou conhecido como o “pai dos pobres”.

Falso. Primeiramente, o "Plano Cohen" foi um documento forjado que circulou entre os militares e governantes a fim de divulgar informações falsas sobre o comunistas.

Depois, "pais dos pobres" foi uma expressão atribuída à Vargas por este implementar, pela primeira vez na História do Brasil, políticas que favorecessem as classes trabalhistas brasileiras.

IV – A Carta de 1937 foi promulgada por Getúlio Vargas e estabeleceu, logo de início, o parlamentarismo, em que o Parlamento escolheria o Chefe de Estado.

Falso, 
pois o Parlamento Nacional, contrário da afirmação acima, teve suas vantagens reduzidas e o poder constituinte passou a residir no Chefe de Estado (sendo o único titular desse poder constituinte) ao invés de residir no povo.
Perguntas interessantes