sobre a Brinquedoteca, um local destinado ao desenvolvimento da criança por meio do lúdico. Ao utilizar a Brinquedoteca como recurso no processo ensino aprendizagem, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I - Cria-se uma situação favorável ao aprendizado significativo da criança.
II - É um ambiente que propicia isso, pois é formado por cores, formas, desenhos, objetos e atividades.
III – Lugar em que a criança não pode soltar a imaginação e se sentir livre para se expressar sem preocupação.
IV - As atividades lúdicas correspondem a um impulso natural da criança.
V - Satisfazem uma necessidade interior, apresentando dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço intencional.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA:
a.
I – V; II - V; III - F; IV - V; V – F.
b.
I – V; II - F; III - V; IV - F; V – F.
c.
I – V; II - F; III - F; IV - F; V – V.
d.
I – F; II - V; III - F; IV - V; V – F.
e.
I – F; II - F; III - V; IV - V; V – V.
Soluções para a tarefa
a.I – V; II - V; III - F; IV - V; V – F.
Olá,
Após analisarmos o contexto que o ambiente de brinquedoteca aplica sobre o desenvolvimento cognitivo e de aprendizado de uma criança, podemos estabelecer oportunas análises acerca de sua natureza e influência, de modo que é possível afirmar que a melhor alternativa que corresponde à veracidade das informações é a descrita na Alternativa A, onde temos I-V; II-V; III-F; IV-V; V-F.
A proposição II está incorreta ao afirmar que não há o estimulo de ambiente criativo e de imaginação, o que encontra-se erroneamente afirmado, uma vez que é neste ambiente onde há o maior predomínio de questões lúdicas e fantasiosas, que permitem à criança fugir de sua realidade e (se necessário) esquecer seus problemas.
A afirmação V está equivocada ao nos afirmar acerca do esforço intencional, haja vista que há um desprendimento do vínculo obrigatório no ambiente lúdico, de modo, que as atitudes e ações tornam-se involuntárias, devido a descontração propiciada pelo ambiente.
Bons estudos!