Sobre a antiarte, analise as assertivas a seguir. Coloque (V) para verdadeiro e /ou (F), para falso:
I. Na década de 1950, o Brasil vivia transformações sociais e culturais, relacionadas à crescente industrialização e urbanização. A produção cultural brasileira se internacionalizava e, nos anos de 1960, surgiu, no Brasil, um movimento cultural que reuniu artistas e intelectuais de várias linguagens: a Tropicália. ( )
II. O movimento da Tropicália retomou alguns dos princípios da Antropofagia adaptados ao contexto da época e destaca-se, principalmente na música, com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé, o grupo Os Mutantes, entre outros. ( )
III. Muitos artistas se manifestaram politicamente por meio de suas obras. Isso aparecia com muita força nas canções, principalmente nos festivais musicais. ( )
IV. Os artistas que seguiam a antiarte tinham uma postura contraditória, bem humorada e irreverente, questionando o que era considerado o bom gosto da época e assinando, numa atitude antropofágica, influências culturais das mais diversas. ( )
V. “Tropicália” também é o nome de uma obra de Hélio Oiticica. Ela é composta por vários “penetráveis” que, segundo o artista, “são labirintos, com ou sem placas movediças, nos quais o espectador penetra, cumprindo um percurso”. ( )
VI. O artista Hĺeio Oiticica criou, a partir da década de 1960, diversas obras que propõem a participação do público. Os “penetráveis” são algumas delas. ( )
VII. Preocupado com a relação mais intuitiva e espontânea do público com as propostas artísticas, sem as barreiras da intelectualidade da arte, Oiticica acabou se interessando por manifestações populares, como o Carnaval, o samba e a favela. ( )
VIII. Muitas vezes, os próprios artistas e críticos acabaram por chamar manifestações artísticas de antiarte. Isso porque, se a arte era entendida como determinadas formas e manifestações, e essas novas propostas iam contra essas categorias tradicionais, elas seriam, então, antiarte. ()
IX. Uma das grandes críticas dos artistas, especialmente contemporâneos, é a submissão da produção artística às regras impostas por outros que não os próprios artistas, adequadas aos interesses de certos grupos e instituições. ( )
X. Anteriormente a todas essas mudanças de pensamento da arte contemporânea, as manifestações artísticas possuíam uma divisão clara e definida em linguagens. Para muitos dos artistas dos anos de 1950 e 1960, essa divisão era vista como artificial e sem sentido. ( )
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
I=F
II=V
III=V
IV=F
V=F
VI=V
VII=V
VIII=F
IX=V
X=V
Explicação:
Espero ter ajudado vc
Perguntas interessantes