Filosofia, perguntado por SamuelCdF, 11 meses atrás

Sobre a Alegoria da Caverna: Por que, segundo Platão, não é permitido ao prisioneiro liberto permanecer fora da caverna ?

Soluções para a tarefa

Respondido por mijsk
1
E permitido ele ficará dentro por escolha própria
Respondido por anal80644
1

Segundo Platão a solução para os problemas da sociedade é o conhecimento filosófico, onde este, por sua vez, deve condizer com a realidade. Porém, essa realidade é vista de duas formas. A primeira segundo Parmênides ao retratar os conceitos como universais, necessários, imutáveis e eternos, já o segundo conforme Heráclito, quando diz que o mundo é contingente e transitório. Ao tentar superar o impasse entre estas duas formas de pensamento, Platão postula que para além do mundo sensível (onde tem razão o filósofo Heráclito), deve existir uma realidade além das percebidas pelos sentidos, as quais são chamadas por Ideias (onde tem razão o filósofo Parmênides). É nesse contexto que surge a teoria que rodeia toda a filosofia de Platão: a Teoria das Ideias ou também chamada de Teoria das Formas e o governo ideal é aquele cujos governantes possuem o conhecimento desta realidade supra-sensível.

Na teoria de Platão é necessário saber distinguir a essência da ilusão: o mundo sensível, isto é, tudo aquilo perceptível aos olhos da sociedade, todo conhecimento adquirido no dia a dia, o chamado senso comum; e o Inteligível, o mundo que para chegar até ele é necessário o conhecimento filosófico, é preciso sair da sua zona de conforto e visualizar a verdadeira realidade, imutável e eterna. Para atingir esse mundo, o ser deve se libertar das ilusões do sentido e elevar sua alma ao conhecimento, porque, conforme Platão, o corpo é um obstáculo a livre manifestação da alma. O corpo prende-se a realidade primária, impedindo o avanço da razão e do intelecto; e a alma, é vista como prisioneira do corpo e um turista no mundo em que nasce, que deve se libertar e alcançar o conhecimento verdadeiro, chegando ao clímax do pensamento platônico, ao tão almejado mundo do Inteligível. Com efeito, a filosofia platônica é uma filosofia comprometida com o conhecimento da verdade (RIBEIRO, 2005)


Perguntas interessantes