Sobre a abordagem desenvolvimentista uma das considerações é em relação a idade cronológica. Na perspectiva desenvolvimentista, o desenvolvimento motor é relacionado a idade, mas não é determinado por ela. Ou seja, embora se observem padrões esperados a cada idade, outros fatores podem influenciar na aprendizagem do movimento. Assim, nessa perspectiva o professor de Educação Física deve buscar adaptar a atividade ao indivíduo e não apenas a sua faixa etária. Além disso, a abordagem busca a integração de componentes motores, cognitivos, sociais e afetivos.
Esses componentes podem ser entendidos como
Alternativas:
a)
Desenvolvimento Motor; Aprendizagem Motora; Crescimento Motor.
b)
Desenvolvimento Motor; Aprendizagem Cognitiva; Crescimento Sócio-afetivo.
c)
Desenvolvimento Cognitivo; Aprendizagem Motora; Crescimento Teórico.
d)
Desenvolvimento Motor; Aprendizagem Cognitiva; Crescimento Sócio-interacional.
e)
Desenvolvimento Motor; Aprendizagem Sócio-interacional; Crescimento Cognitivo.
Soluções para a tarefa
Alternativa correta: b) Desenvolvimento Motor; Aprendizagem Cognitiva; Crescimento Sócio-afetivo.
O desenvolvimento motor é considerado como um processo seqüencial e contínuo relacionado ao processo pelo qual os seres humanos adquirem uma enorme quantidade de habilidades para dar uso de seu corpo, através do progresso de movimentos simples e desorganizados. Está relacionado a idade, mas não é determinado por ela.
A aprendizagem cognitiva: reféres á capacidade de raciocinar, define a capacidade do ser humano de conhecer através da percepção e do cérebro, para adquirir conhecimento de algo através de estudo ou experiência.
Enquanto que, o crescimento Sócio-afetivo, inclui os processos de atualização do conhecimento do ambiente e de si mesmo, que permitem o significado e reconhecimento de comportamentos afetivos no sujeito e em outros, a fim de alcançar uma melhor adaptação no ambiente.