Sob uma análise psicológica da questão ambiental, podemos ver hoje parcelas da sociedade com forte resistência para aceitar práticas mais sustentáveis de conduta. Entre as causas desse comportamento negacionista da problemática ecológica global, podemos citar os seguintes motivos, EXCETO:
a) Comprometer-se com a questão ecológica local e global envolve, muitas vezes, em abrir mão de certos padrões de conforto que a sociedade de consumo nos oferece.
b) Setores industriais diversos (em especial a indústria alimentícia) por meio das campanhas de marketing induzem parcela da população a resolver problemas pessoais através do consumismo. O consumidor compulsivo pode ser um desastre para o meio ambiente e até para sua própria vida pessoal, mas é o grande alvo das campanhas publicitárias.
c) Ao vivermos cada vez mais submetidos a processos de mecanização e “artificialização do tempo”, temos dificuldade em entender que a natureza precisa ser respeitada em seus próprios ciclos produtivos. O imediatismo de querer ter tudo, o tempo todo e a qualquer momento, traz um enorme custo ao meio ambiente. Esse problema pode ser retratado pela imagem do consumidor que quer ter nas gôndolas dos supermercados todos os tipos de frutas e verduras que deseja à sua disposição, independente da localidade e da estação do ano.
d) Comprometer-se com a causa ambientalista ainda é associado a uma visão juvenil, imatura sobre o problema, o que se constata pelo fato de que, quanto mais idade, menos as pessoas tendem a se envolver com a luta pela defesa do meio ambiente e menos consciência possuem sobre as reais causas desse problema.
e) Atribuir ao crescimento populacional a causa dos problemas ecológicos globais, sem observar as enormes disparidades econômicas dos padrões de consumo, é algo reconfortante para parcelas privilegiadas da população. Transfere-se assim aos mais pobres, que tem mais filhos, todos os problemas da economia e da degradação do planeta, esconde-se a evidência de que a parcela mais rica da população é a principal geradora de resíduos e consumidora de recursos.
josemelofreitass:
Eu preciso da resposta
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Não é uma das causas do comportamento negacionista da problemática ecológica global:
A) Comprometer-se com a questão ecológica local e global envolve, muitas vezes, em abrir mão de certos padrões de conforto que a sociedade de consumo nos oferece.
Quem se compromete com a questão ecológica, mesmo que seja apenas no seu âmbito pessoal, já está indo contra o negacionismo do problema ecológico.
Infelizmente muitas industrias, por meio do marketing, induzem as pessoas ao consumo desenfreado, levando o planeta a um futuro colapso ambiental.
Existem também as pessoas que perpetuam esse comportamento para as pessoas próximas e que acreditam seriamente que os problemas ecológicos são causados pelo aumento populacional.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes