Sob perspectiva histórica o início da jornada de trabalho das mulheres teve seu início a partir do século XX, quando por necessidade as mulheres foram inseridas no mercado de trabalho. Logo mais, isso abriu portas para diversas transformações nos direitos das mulheres, o que levou essa necessidade se tornar uma oportunidade de emprego nos anos seguintes.
A necessidade da mão de obra das mulheres no século XX, deu-se pelo cenário que era vivido, uma guerra mundial, o que obrigou as mulheres a ocuparem o que havia sido deixado vago. Vale notar que elas já estavam inseridas nesse meio, entretanto, não possuíam direitos, trabalhando 16 horas por dia e ganhando 3 vezes menos que os homens, a partir da guerra os direitos foram surgindo, esses conquistados por diversos movimentos que se ergueram na época, entre eles o movimento feminista, que lutava pela igualdade de gênero e que também atua nos dias atuais.
Atualmente o trabalho feminino não se dá apenas por necessidade e sim por oportunidades, onde as mulheres podem escolher o que desejam fazer com maior liberdade que antes, preconceitos e relutâncias de certas partes, como menor taxa de emprego aquelas que tem filhos ou são de etnias pardas, indígenas e negras, além da desigualdade salarial que apesar de ter diminuído ainda prevalece.
Por fim é possível afirmar, mesmo que tendo crescido o número de mulheres no mercado de trabalho em relação ao século passado, elas ainda não atingiram seu todo, muitas impossibilitadas de fazê-lo por conta dos obstáculos que a sociedade atual impõe, mas que deve ser combatida, para que talvez em breve a desigualdade de gênero deixe de existir, ou ao menos alcance os 5% no mundo atual e caminhe para seu fim.
Alguém poderia dar uma olhada para mim e dizer o que devo ou não alterar? o tema é mulheres no mercado de trabalho
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: Faltou falar sobre a sobrecarga de trabalho da mulher. É ótimo que a mulher esteja cada vez mais entrando no mercado de trabalho, porém , muitas dessas mulheres tem que fazer uma jornada dupla: trabalhar fora e , quando chega em casa, tem todo o trabalho doméstico para fazer. Isso não é justo, porque todos os moradores da casa deveriam ter o bom senso de ajudar nas tarefas de casa. A ajuda dentro de casa é uma questão de foro íntimo, não tem como criar uma lei que obrigue os habitantes da casa dividir as tarefas com a mulher que fica sobrecarregada. Mas , enfim, acredito que com o tempo isso pode mudar. de qualquer forma a mulher ainda ganha menos que os homens e a mulher negra ganha menos ainda que a mulher branca.
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás