Sob o mesmo céu Um sonho, uma nação. Só o ritmo de uma canção maior. Da selva urbana dos arranha-céus, A gente vem do pampa, do cerrado, A gente vem a nado
Cada cidade é uma aldeia, uma pessoa,
Sob o mesmo céu,
Meu coração não tem fronteiras,
Nem relógio, nem bandeira,
A gente vem do tambor do Índio,
A gente vem de Portugal, Vem do batuque negro
A gente vem do interior e da capital,
A gente vem do fundo da floresta,
Vem da megalópole, vem do Pantanal,
A gente vem de trem, vem de galope,
De navio, de avião, motocicleta,
A gente vem do samba, do forró,
A gente veio do futuro conhecer nosso passado.
Brasil,
Com quantos Brasis se faz um Brasil?
Com quantos Brasis se faz um País chamado Brasil?
A gente vem do rap e da favela,
A gente vem do centro e da periferia,
A gente vem da maré, da palafita, Vem dos Orixás da Bahia,
A gente traz um desejo de alegria e de paz,
E digo mais:
A gente tem a honra de estar ao seu lado
A gente vem do futuro conhecer nosso passado.
Brasil,
Com quantos Brasis se faz um Brasil?
Com quantos Brasis se faz um país chamado
Brasil. (bis)
A gente veio do futuro conhecer nosso passado.
Foco no trabalho: o momento é de desconstrução do texto. Agora aluno vai construir de um pequeno texto tipo: 0 dito e o não dito", espera-se que se faça uma análise que contemple os seguintes aspectos:
a. os principais grupos sociais citados e os não citados,
b. os espaços de vivência retratados e os ignorados,
c. os estilos musicais identificados e os não,
d. os artefatos tecnológicos considerados,
e. as adesões religiosas apresentadas e as omitidas,
f. identificação das passagens em que podemos perceber uma visão unificada e tranqüila da convivência cultural
g. apresentação das situações de conflitos culturais vivenciados por grupos sociais no Brasil que destoem da visão harmoniosa do texto.
Soluções para a tarefa
a) Foram citados os grupos sociais indígenas, portugueses, imigrantes e negros. Não foram citados os quilombolas.
b) Foram retratadas espaços de vivência como cidades, florestas, aldeias, o interior, a favela, o centro e a periferia. Não foram retratados os quilombos e ocupações urbanas e rurais.
c) Foram identificados os ritmos samba, forró, batuques indígena e negros, rap. Não foram citados os ritmos sertanejo e funk.
d) São artefatos tecnológicos tratados no texto os grandes edifícios, relógios, os transportes.
e) Foram citadas as religiões afro-brasileiras e não foram trabalhadas a fé Cristã e as diferentes fés dos povos indígenas.
f) "Sob o mesmo céu/ Um sonho, uma nação/ Só o ritmo de uma canção maior" são exemplos de trechos que apontam para uma visão unificada de Brasil.
g) A intolerância religiosa contra religiões de matriz africana, e o preconceito contra moradores de favelas são exemplos de conflitos culturais que destoam do Brasil integrado apresentado no texto.
Os diferentes brasis, sua integração e fragmentação
O Brasil é um país reconhecido internacionalmente por sua cultura plural. Sua formação sociocultural tem grande influência de portugueses, povos originários e africanos, algo que se vê nos hábitos e no dia a dia da população.
Porém, uma análise sobre o Brasil deve deixar de lado o idealismo e considerar também as contradições desse processo. O texto apresentado na questão, apesar de corretamente considerar o Brasil como um grande mosaico cultural, apresenta uma visão idealista e integrada do Brasil.
É importante ressaltar que o texto, então, não se propõe a detalhar o que é o Brasil, mas apresentar uma perspectiva do desejo do autor. Ou seja, apresentar um Brasil possível.
Para saber mais sobre multiculturalismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/18342372
#SPJ1