Administração, perguntado por fepaloma, 1 ano atrás


Sob o enfoque da relação entre capital e trabalho nesses períodos históricos, disserte a respeito das principais características dessa evolução promovendo uma reflexão crítica a respeito do princípio da valorização do trabalho humano e sua aplicabilidade e alcance na atualidade. Alguem sabe ??

Soluções para a tarefa

Respondido por HunterX
1
Boa noite, 

Você esqueceu o resto da pergunta: “O trabalho sempre foi um elemento importante de definição das civilizações, já que determina a organização social das comunidades, sua cultura, seus costumes e suas ideias, de modo a criar instrumentos materiais de usos característicos. Em todas as investidas humanas faz-se presente a capacidade do trabalho humano, o que pode ser notado considerando-se desde o esforço pela conquista da terra e da civilização até a busca de melhores condições de vida. Não é por outra razão que, no prólogo da sua obra intitulada “A condição humana”, Hannah Arendt relata que o homem encheu seu coração quando olhou para os céus para contemplar uma de suas obras. Mas, o aspecto mais interessante dessa observação é a interpretação deste evento feita por Arendt, que o considerou como o primeiro passo dado pelo homem para a libertação humana de sua prisão na terra. A autora, assim, mostra o quanto os homens estão à frente da técnica, afirmando que a ciência apenas realizou aquilo que os humanos já haviam antecipado em sonhos. (SILVA, 2007, p.141)”. Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 a valorização do trabalho humano é um dos pilares da ordem econômica nacional. Para que se tenha a devida compreensão a respeito da importância do princípio da valorização do trabalho, se faz necessário analisar três pontos da evolução histórica: a escravidão, a revolução industrial e os dias atuais."

A evolução do trabalho pode ser caracterizada pela evolução histórica da escravidão, revolução industrial e a era moderna, em que o trabalho pode ser substituído por maquinas cada vez mais. Relacionado a valorização do trabalho, o período da escravidão mostra como era desvalorizado o trabalho, já que era realizado pela parcela mais explorada pela sociedade. Na revolução industrial ligada ao calvinismo o trabalho passar a ser valorizado e como forma de dever religioso. Nos dias atuais o trabalho é cada vez mais valorizado devido a sua escassez, dado as evoluções tecnológicas que cada vez mais substituem a mão de obra.
Perguntas interessantes