História, perguntado por barbarateresa, 2 meses atrás

Sob a República de Roma, ser cidadão era tanto um privilégio quanto uma ocupação. Assinale a afirmativa abaixo que melhor descreve essas condições:

a) Um privilégio porque os cidadãos constituíam uma minoria, da qual eram excluídos mulheres, estrangeiros, escravos e libertos. Uma ocupação porque os cidadãos eram obrigados a participar diretamente dos assuntos públicos, como eleições de magistrados e chefes militares.

b) Um privilégio porque os cidadãos eram dispensados de participar de incursões militares. Uma ocupação porque os cidadãos eram obrigados a participar diretamente dos assuntos públicos, como eleições de magistrados e chefes militares.

c) Um privilégio porque os cidadãos não precisam pagar impostos. Uma ocupação porque os cidadãos eram obrigados a participar diretamente dos assuntos públicos, como eleições de magistrados e chefes militares.

d) Um privilégio porque os cidadãos constituíam uma minoria, da qual eram excluídos mulheres, estrangeiros, escravos e libertos. Uma ocupação porque os cidadãos tinham a obrigação de participar das cerimônias como sacerdotes.

e) Um privilégio porque os cidadãos constituíam uma minoria, que tinha certos confortos e regalias, como receber salário e possuir mais escravos que o número permitido. Uma ocupação porque os cidadãos eram chamados a participar diretamente dos assuntos públicos, através de serviços administrativos e militares.

(não é a alternativa A)


brunocmarizza8: Qual a resposta
nahnaomi: Essa resposta está errada
daniellecardoso010: obrigada
carlosjoao34: Obrigado.

Soluções para a tarefa

Respondido por ezequielibra
21

Resposta:

Um privilégio porque os cidadãos constituíam uma minoria, da qual eram excluídos mulheres, estrangeiros, escravos e libertos. Uma ocupação porque os cidadãos tinham a obrigação de participar das cerimônias como sacerdotes.

Explicação: Corrigida com acerto :)

Respondido por ambientalgestor
11

A resposta correta é a alternativa "D", as mulheres, os estrangeiros, os escravos e libertos não eram considerados cidadãos de Roma, somente aqueles homens que nasciam no território. Uma de suas ocupações era participar obrigatoriamente de cerimônias como sacerdote.

Como era a vida dos cidadãos romanos?

Os homens que eram considerados cidadãos romanos poderiam participar da política, podendo ser eleitos para cargos políticos, trabalhar em cargos públicos ou no exército. Existiam dois grupos sociais na época, os patrícios que eram pessoas influentes e ricas; os plebeus que eram a classe trabalhadora; e os clientes que estavam situados entre os patrícios e plebeus.

Para entender mais sobre cidadãos romanos: brainly.com.br/tarefa/53243414

#SPJ2

Perguntas interessantes