Pedagogia, perguntado por fernandafloreapaoiii, 1 ano atrás

Sob a nova base técnico-científica, com a microeletrônica, a microbiologia e a energia nuclear, muda-se a produção, a organização e a divisão do trabalho, o que, consequentemente, demanda mudanças nos processos educativos e de qualificação. Considerando a afirmativa acima, analise e a seguir responda: Como se deram tais mudanças e quais foram suas respectivas consequências?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
8

Olá!



Essas transformações se deram a partir da segunda metade do século XX, marcando diversas transformações no campo tecnológico, e, com isso, sua ligação a diferentes áreas de pesquisa como a informática, robótica, telecomunicação, química, biotecnologia e engenharia genética.



Por isso, dentre suas consequências além da contribuição para o indivíduo e até mesmo a cura de algumas doenças, essa revolução no campo de pesquisa está unida ao conhecimento de inúmeras ciências que, com o objetivo de atender os interesses econômicos, estão à disposição dos dos meios de produção.



Até mais!

Respondido por alinelimaw83
1

Resposta:

Sob a nova base técnico-científica, com a microeletrônica, a microbiologia e a energia nuclear, muda-se a produção, a organização e a divisão do trabalho, o que, conseqüentemente, demanda mudanças nos processos educativos e de qualificação.

Explicação:

Essa nova base permite um salto qualitativo em relação à lógica da mecanização e automação derivadas da eletromecânica, ou seja, tem-se uma produção mais rápida, mais barata e perfeita, com menor gasto de energia e de trabalho vivo. Englobando os novos conceitos significa dizer: otimizar tempo, espaço, energia, materiais, trabalho vivo, aumentar produtividade, qualidade, competitividade e taxas de lucro.  A educação ainda aparece como solução para este novo quadro que se instala, mas fora do Estado; agora o indivíduo é o responsável, seguindo a lógica privada da exclusão, a serviço do conjunto de métodos e técnicas de organização e gestão do processo produtivo. Face à crise do modelo fordista de organização e gestão do trabalho, onde os empresários buscavam um adestramento do trabalhador, as perspectivas de educação e formação humana postulada pelos homens de negócio sofrem um embate quanto aos processos educativos e de qualificação humana que podem responder a um novo padrão de reprodução do capital; agora buscam uma educação geral e uma formação polivalente (homo universalis).

Perguntas interessantes