Sob a égide da “observação participante”, Bronislaw Malinowski fixou as bases fundamentais da Antropologia: participar e se integrar a um grupo social para melhor compreendê-lo. Ao criar, portanto, uma metodologia de pesquisa. Assim, avalie as características descritas no trecho abaixo.
Em uma observação participante, realizada num dos templos evangélicos de Londrina, constatamos que há visivelmente exposto à entrada do templo um grande mural com fotos, atestados médicos comprovando curas recebidas; fotocópia da carteira de trabalho, provando o emprego alcançado; escrituras e certidão de registro de imóveis, atestando a aquisição de bens materiais obtidos a partir das campanhas ou “correntes de oração” feitas na respectiva igreja. Assim, inserindo-se nas diferentes atividades vivenciadas pelo grupo em pesquisa, o pesquisador terá maior domínio da linguagem no seu sentido mais amplo, com as expressões faciais e corporais em geral, incluindo-se não apenas as palavras e os significados que elas transmitem, mas também as comunicações imagéticas, não-verbais.
PROENÇA, Wander de Lara. O Método da Observação Participante: Contribuições e aplicabilidade para pesquisas no campo religioso brasileiro. Revista Aulas, Campinas, v. 7, n. 4, p.1-24, jul. 2007.
Considerando o conceito de observação participante, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
A chamada “observação participante” favorece o pesquisador na compreensão de um todo acerca de um determinado grupo, por exemplo.
PORQUE
Se integrar a um grupo social é peça fundamental para que haja uma observação continuada e, posteriormente, o pesquisador possa delinear suas pesquisas acerca de seu trabalho de campo.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Perguntas interessantes