Sob a denominação geral de Material Particulado se encontra um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. As principais fontes de emissão de particulado para a atmosfera são: veículos automotores, processos industriais, queima de biomassa, ressuspensão de poeira do solo, entre outros.
Pode-se emitir níveis de Atenção, Alerta, e Emergência dependendo da quantidade de material particulado (MP) existente no ar. Abaixo está uma tabela que relaciona os estados que podem ser declarados com a quantidade de MP presente no ar em ppm.
Visando analisar a quantidade de material particulado (MP) em algumas regiões de um estado, o órgão de fiscalização de qualidade do ar coletou esse material contido em cerca de 2,0 m^3 de ar em dois locais, X e Y, da cidade, através de um filtro. Os valores em massa de MP coletados foram, respectivamente, 1,8 mg e 1,0 mg. Considerando a densidade do ar igual a 1,2 kg/m^3, foi emitido nível de:
a) alerta no local X e de atenção no local Y
b) emergência no local X e de alerta no local Y
c) atenção no local X e de emergência no local Y
d) emergência no local X e de atenção no local Y
e) alerta nos locais X e Y
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Resposta correta: alternativa D) emergência no local X e atenção no local Y.
A densidade do ar é 1,2 kg/m³. Isso significa que uma amostra de 2m³ de ar tem massa:
m = 2m³ × 1,2 kg/m³
m = 2,4 kg = 2,4 × 10³ g
No local X foram encontrados 1,8 mg (1,8 × 10⁻³g). Isso corresponde a uma concentração de:
c = 1,8 × 10⁻³g ÷ 2,4 × 10³g
c = 0,75 ppm
Já no local Y, foram encontrados 1,0mg (1,0 × 10⁻³ g) de material poluente. Isso corresponde à:
c = (1,0 × 10⁻³g) ÷ (2,4 × 10³g)
c = 0,42 ppm
Sendo assim, no local X deve ser emitido um nível de emergência (0,75 ppm > 0,730 ppm) e no local Y deve ser emitido um nível de atenção (0,42 ppm ≤ 0,520 ppm).
Perguntas interessantes