Ed. Física, perguntado por francirleiacastro, 10 meses atrás

só responda as perguntas se souber.

como e realizada a dança do ture ?

como e realizado o marabaixo ?

como e realizado o karimpuna do Amapá ?

como e realizada a capoeira ?

como e realizado a dança do wãiapi ?

Soluções para a tarefa

Respondido por ManuelaAlves70
2

Resposta:

1- No intervalo da dança toca-se o cuti (buzina). Para dançar o turé é preciso de 15 a 25 pares de dançarinos no lakuh, estes são os que vão imitar os Bichos ou Karuãna. E há pequenas diferenças na coreografia da dança entre os Karipuna e os Galibi-Marworno.

2- O Marabaixo é uma festa religiosa em louvor à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo, realizada através de missas que misturam danças, músicas, ladainhas. As danças e músicas são improvisadas, originalmente, e devem representar a realidade vivida, o dia-a-dia de uma comunidade.

3- Os Karipuna fazem parte do complexo de povos indígenas da região do baixo rio Oiapoque, que estão inseridos em redes amplas de intercâmbio, que englobam famílias índias ou não-índias estabelecidas em aldeias e cidades vizinhas, no Brasil e na Guiana Francesa. A despeito de tratar-se de uma sociedade com fronteiras pouco precisas, fluidas e indefinidas, dados os constantes intercâmbios, intercasamentos e realocações das famílias, os Karipuna utilizam a expressão “nosso sistema” para definir um conjunto de práticas, conhecimentos e crenças que consideram próprias, englobando conhecimentos xamanísticos e católicos.

4- A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música.

5- Wajãpi é o nome utilizado para designar os índios falantes desta língua Tupi que vivem na região delimitada pelos rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá. São os mesmos Guaiapi, mencionados na região do baixo rio Xingu, sua área de origem, desde o século XVII.

Perguntas interessantes