Só recentemente o homem se deu conta de um grave problema ambiental, a formação de "chuva ácida". A chuva normal, isto é, não contendo gases poluentes (NO, NO2, SO2 etc.), é ligeiramente ácida (pH 5.6) devido à presença natural do dióxido de carbono na atmosfera. O gás tóxico, como o dióxido de enxofre altamente solúvel em água, acaba por dissolver-se nas nuvens ou mesmo nas gotas de chuva, formando o íon bissulfito (HSO3-). Este, pela reação com o peróxido de hidrogênio, é rapidamente convertido em ácido, cuja tendência em fase aquosa é manter-se sob a forma iônica (2H SO42-) tornando assim a chuva mais ácida em decorrência da maior concentração de íons de hidrogênio. Sobre o texto, analise as seguintes afirmações: I. Na chuva ácida, a quantidade de íons H em um litro de água é maior que 1,0 x 10-7 x 6,02 x 1023. II. De acordo com a teoria cinético-molecular, as moléculas de SO2‚ dissolvem-se nas nuvens por meio de movimento ordenado, sem colisões. III. Um aumento de temperatura provocará um aumento na energia cinética dos gases e, por consequência, um aumento na dissolução de SO2. IV. Na chuva ácida, o ácido produzido a partir do SO2 é o ácido sulfídrico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I- Na chuva ácida, a quantidade de íons H+ em um litro de água é maior que 1,0 x 10-7 x 6,02 x 1023.
Explicação:
Oiiii
Vamos resolver essa questão por eliminação de itens:
A afirmativa II está errada, pois o movimento das moléculas é totalmente desordenado, ocorrendo colisões frequentes e simultâneas;
A afirmativa III está incorreta porque aumentos de temperatura causam diminuição da capacidade de dissolução de um gás num líquido.
Por fim a última alternativa está equivocada, na chuva ácida, o SO2 produz gás sulfúrico.
Sendo assim, a única alternativa correta é a assertiva
I- Na chuva ácida, a quantidade de íons H+ em um litro de água é maior que 1,0 x 10-7 x 6,02 x 1023.
Resposta:
I. Na chuva ácida, a quantidade de íons H+ em um litro de água é maior que 1,0 x 10-7 x 6,02 x 1023.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA