Artes, perguntado por zrbfoyb, 8 meses atrás

Só preciso dessas, pra agora pfvr. 1 - O que é α dαnça dos orixás? 2 - Que culturαs contribuírαm parα α criαção do frevo (outra dança)?


gracielem816: marca melhor reposta e me segue ⚡⚡♥️♥️⚘⚘

Soluções para a tarefa

Respondido por gracielem816
0

Resposta:

frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua do Brasil.

É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do país. Merece destaque no carnaval pernambucano, sobretudo, nas cidades de Olinda e Recife.

Essa dança popular foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007.

Em 2012, o frevo foi incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (Unesco).

Dança frevo

Origem e História do Frevo

O frevo tem origem no século XIX na cidade de Recife, em Pernambuco. Foi decorrência da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres.

A palavra frevo surge como uma corruptela do verbo ferver (“frever”), isso porque o frevo é uma dança frenética, de ritmo muito

Hoje, 29 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Dança. A dança é uma das mais antigas manifestações corporais do mundo.

No Candomblé, a dança está associada aos mitos dos Orixás. Um dos principais motivos do àjoyò Òrìsà (festa dos Orixás), chamado aqui no Brasil de siré Òrìsà (xirê dos Orixás, ou fazer festa, brincar para o Orixá), é dançar para os Orixás.

O xirê é o momento em que através do som dos atabaques, dos cânticos e da dança, os Orixás são invocados para incorporarem nos omo-Orixás (filhos de santo) e para dançarem desfrutando da festa a eles oferecida.

Tanto os omo-Orixás quanto os próprios Orixás ao dançarem descrevem suas histórias e reproduzem suas habilidades e força. A dança de Ogum, por exemplo, refere-se às lutas com espadas. Já Yansã, em uma cantiga especial, dança agitando os braços, fazendo referência à força dos ventos. Em outro momento, ela dança agitando o Ìrùkéré (um pequeno cetro com pelos). Ao agitar este cetro, Yansã demonstra que seu culto está associado à morte e aos ancestrais, por isso ela é considerada a rainha dos Eguns.

Então, a dança no Candomblé simboliza a harmonia do físico com o sagrado.

Em uma entrevista, Pierre Verger declarou à repórter do Le Monde, Véronique Mortaigne: "O Candomblé é uma religião rara, onde as divindades dançam e convivem com os humanos!".


zrbfoyb: nn ajudou n
gracielem816: nao como assim eu falei sobre tudo oq aconteceu
zrbfoyb: o que ta nisso tudo que vc pegou n está respondendo as perguntas kk
gracielem816: falei sobre o Frevo e sobre a dança dos orixas
gracielem816: sim
gracielem816: eu peguei do meu livro de artes
analauralemosoliveir: o meu tbm ficou bem longuinho
analauralemosoliveir: minha resposta
Respondido por analauralemosoliveir
0

Resposta:

No Candomblé, a dança está associada aos mitos dos Orixás. Um dos principais motivos do àjoyò Òrìsà (festa dos Orixás), chamado aqui no Brasil de siré Òrìsà (xirê dos Orixás, ou fazer festa, brincar para o Orixá), é dançar para os Orixás.

o que contribuiu para a criação do frevo: Foi em decorrência da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres.

Explicação:

Ficou meio grande mais espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes