História, perguntado por alicianickolly, 9 meses atrás


Só o trabalho podia ser um princípio orientador das ações de um verdadeiro Estado democrático [...]. O ideal de justiça social ia sendo explicitado como um ideal de ascensão social pelo trabalho, que tinha no Estado seu avalista e intermediário. O ato de trabalhar precisava ser associado a significantes positivos que constituíam substantivamente a superação das condições objetivas vividas no presente pelo trabalhador. A ascensão social, principalmente em sua dimensão geracional, apontava o futuro do homem como intrinsecamente ligado ao ‘trabalho honesto’. [...]

GOMES, Ângela de Castro. Repensando o Estado Novo: Ideologia e trabalho no Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999. p. 58.

Em 1945, o governo ditatorial de Getúlio Vargas se retirou do cenário político com a promessa de que voltaria, mas pelas eleições diretas. O desejo de retornar ao governo pelas mãos do povo, gerou um movimento liderado por trabalhadores urbanos paulistas, denominado Queremismo. Frente ao exposto, pode-se afirmar que

(A)
o movimento não passou de massa de manobra dos partidos políticos da época.

(B)
o Queremismo buscava se vingar de Vargas, devido à derrota na Revolução de 1932.

(C)
com Vargas no poder, os trabalhadores buscariam formar novas instituições classistas e, então, atuar livremente na política.

(D)
o Queremismo tinha por objetivo a manutenção dos direitos anteriormente constituídos e a abertura de uma possível negociação da classe trabalhadora.

(E)
os trabalhadores, que também aderiram às práticas do populismo, serviram-se da máquina pública para disputar as eleições.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
2

(A) o movimento não passou de massa de manobra dos partidos políticos da época.

Falso. O queremismo baseava-se em uma visão de que Getúlio Vargas era uma figura sem erros, e capaz de realizar grandes mudanças no Brasil, ainda que tal crença fosse idealizada e utópica.

(B) o Queremismo buscava se vingar de Vargas, devido à derrota na Revolução de 1932.

Falso. O queremismo era um movimento pró-Vargas, e não o contrário.

(C) com Vargas no poder, os trabalhadores buscariam formar novas instituições classistas e, então, atuar livremente na política.

Falso. Com Vargas no poder não havia a perspectiva de uma atuação livre na política, dado que o presidente já havia se mostrado contrário à liberdade política anteriormente.

(D) o Queremismo tinha por objetivo a manutenção dos direitos anteriormente constituídos e a abertura de uma possível negociação da classe trabalhadora.

Correto. Os queremistas viam em Vargas uma possibilidade de ganhar certas vantagens.

(E) os trabalhadores, que também aderiram às práticas do populismo, serviram-se da máquina pública para disputar as eleições.

Falso. Os trabalhadores estavam submetidos ao populismo, e não haviam aderiado a ele.

Perguntas interessantes