Só num caso a oração é sem sujeito. Identifique-a:
*
Sobrou tempo suficiente para os festejos.
Faltavam oito dias para a formatura.
Choveu intensamente nesse fim de semana.
Houve por improcedente a reclamação do aluno.
Roubaram o carro do meu pai.
Soluções para a tarefa
Resposta:
pois se a oração tiver sem o sujei ela deixa de ser uma oraçao
Explicação:
..........
Este exercício pede para identificarmos, dentre as alternativas apresentadas, a única que traz uma oração sem sujeito.
A resposta para a questão é a letra C - “Choveu intensamente nesse fim de semana.” - pois a ação “chover” é um fenômeno da natureza, não tendo, portanto, sujeito que seja responsável por praticá-la.
A letra B “Faltavam oito dias para a formatura” possui sujeito simples, que é o termo “oito dias”, o qual é responsável por praticar o verbo “faltavam”.
Na letra D “Houve por improcedente a reclamação do aluno”, também encontramos o termo “a reclamação do aluno” como sendo um sujeito simples. O verbo haver aí não está no sentido de existir, e sim de acontecer. “Algo” aconteceu, no caso, “a reclamação do aluno” aconteceu (houve).
Na letra A “Sobrou tempo suficiente para os festejos” o sujeito é o termo “tempo suficiente para os festejos”, também classificado como sujeito simples.
E na letra E “Roubaram o carro do meu pai”, temos um sujeito indeterminado, marcado pela forma verbal “roubaram” (3ª pessoa do plural). O sujeito não aparece, porém se tem a certeza de que ele existe, mas é desconhecido.
ALTERNATIVA C = Choveu intensamente nesse fim de semana.