Biologia, perguntado por elienearagao3p8jh14, 1 ano atrás

Só existiu uma vacina para varíola é hoje essa doença é erradicada. Por que existem doenças que possuem vacinas anuais e ainda assim elas não foram extintas ?

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelmmota3
2

Por que essas vacina que param de dar ou pode ter dado reação alérgica grave ou é Porque parou de ter a doença

Respondido por jsugizaki
3

Essa é uma pergunta bem interessante e divertida de se responder! Tem muito a ver com (obviamente) as características individuais de cada doença e a forma de tratamento que ela oferece.

Um fator muito importante é, por exemplo, a capacidade de mutação do vírus. Vírus são "organismos" extremamente mutáveis, mas como com qualquer outra forma de vida, o quanto eles são varia muito de um para o outro. A varíola é mutável e tanto possui variações que foi exatamente uma variação dela que possibilitou a criação da vacina que imuniza as pessoas a ela (no caso, a varíola bovina), mas está muito longe de ser como, por exemplo, o vírus da gripe, que varia tanto que todo o ano é preciso lançar novas campanhas de imunização para lidar com novas variações do mesmo vírus.

Outra característica importante é a forma como o sistema imunológico humano responde a certas infecções (uma característica para a qual o quanto o agente infeccioso é mutável é um fator importante também). Certas doenças, como o sarampo (e a própria varíola) só precisam entrar em contato com o nosso organismo uma vez para que nosso sistema imunológico seja capaz de lidar com elas e com todas as variantes delas (novamente, o exemplo da varíola bovina sendo capaz de imunizar contra a varíola humana, que é muito mais perigosa), enquanto outras imunizações duram apenas alguns anos ou até mesmo meses na "memória" do nosso sistema imunológico. Infelizmente, explicar como esse mecanismo funciona seria um texto longo e bastante complexo (além disso, preciso admitir que eu não me lembro bem de como ele é o funcionamento), então é melhor passar para o terceiro e mais importante fator:

A varíola era (e é) uma doença extremamente infecciosa e bastante perigosa, levando em muitíssimos casos à morte e em outros a sequelas horríveis. Poucas doenças chegaram a ser mais perigosas para a humanidade em geral que ela. Existiu um movimento internacional de imunização bastante forte para se erradicar a doença, tanto porque era uma enorme prioridade, como porque era possível (o pânico seria comparável ao que se mostrou com o surto de Ebola de alguns anos atrás, com a diferença de que a varíola é talvez um pouco menos letal que o Ebola mas muito mais infecciosa). O esforço que o mundo em geral demonstrou e mesmo hoje demonstraria para erradicar a doença no caso de um novo surto foi imenso- a própria revolta da vacina, em 1904 no Rio de Janeiro, foi causada por causa da obrigatoriedade da vacinação contra a varíola e da vacinação forçada da população, por exemplo. Já doenças como a gripe, ou outras (causadas neste caso por outras fontes) são ou uma prioridade um pouco menor, que não requira uma quantidade enorme de esforço e dinheiro jogado contra o problema, ou simplesmente não são possíveis de erradicar tão bem como a varíola.

Perguntas interessantes