Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros. Busca esperançosa também. Na visão “bancária” da educação, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. Doação que se funda numa das manifestações instrumentais da ideologia da opressão – a absolutização da ignorância, que constitui o que chamamos de alienação da ignorância, segundo a qual esta se encontra sempre no outro. (FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido) A partir do pensamento de Paulo Freire, conclui-se: Escolha uma: a. a educação bancária resulta em uma visão distorcida da realidade; nela não há criatividade, nem transformação. b. a absolutização da ignorância opõe-se à alienação. c. segundo Freire, a crítica à educação bancária centra-se no fato de incentivar a busca pela invenção. d. o fracasso da educação bancária fica evidenciado pela não instrumentalização ideológica da opressão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá!
a. a educação bancária resulta em uma visão distorcida da realidade; nela não há criatividade, nem transformação.
A educação bancária, de Paulo Freire, se remete ao modelo tradicional em que eram "depositados" os conhecimentos nas práticas didáticas dos educadores.
Dessa forma, Freire refuta completamente esta lógica, no sentido de elencar a educação como um elemento de transformação social, em que o aluno passa a ter autonomia e protagonismo em seu próprio processo de aprendizagem, ao passo que o educador atua somente como um orientador, e não como um detentor do conhecimento.
sandraazi123:
Sim e letra a
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás