"Só a antropofagia nos une (...) Tupi, or not Tupi that is the question (...) Contra todos os importadores de consciência enlatada. A existência palpável da vida (...). Nunca fomos catequizados. Fizemos foi Carnaval. O índio vestido de senador do Império (...) Peste dos chamados povos cultos e cristianizados, é contra ela que estamos agindo. Antropófagos"
(ANDRADE, Oswald. Manifesto Antropófago. SP, 1928)
O trecho revela alguns dos princípios orientadores do modernismo brasileiro iniciado em 1922 com a Semana de Arte Moderna. Sua interpretação sugere
A
a expressão do Modernismo como aceitação dos padrões estéticos classicistas e da arte acadêmica e convencional.
B
uma declaração de princípios nacionalistas que criticam a incorporação da cultura americana na produção artística do país.
C
a associação da Antropofagia ao Modernismo, entendido como um movimento artístico que se opõe ao Romantismo.
D
a consideração da Antropofagia como um processo de devorarão das técnicas autenticas e exclusivas do Brasil.
E
a valorização das raízes brasileiras no processo artístico, a partir da assimilação crítica dos elementos culturais estrangeiros
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a de letra (E) a acentuação do caráter de busca da identidade nacional do modernismo pela valorização das raízes brasileiras.
O Modernismo foi um movimento de cunho literário, artístico e cultural de grande importância, principalmente aqui no Brasil quando começou com a Semana de Arte Moderna.
Ele veio de um contexto onde os seus adeptos queriam se livrar da estética perfeita, a separação do conceito do tradicionalismo e a liberdade para poder fazer o que quiser com bastante humor. Oswald de Andrade foi um grande nome, na área da literatura e dramaturgia.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Houve a valorização das raízes brasileiras no processo artístico, a partir da assimilação crítica dos elementos culturais estrangeiros (E).
O que é antropofagia?
Antropofagia significa se alimentar da cultura e transformá-la em nacional. Assim, cabe ao modernismo ajudar no processo de emancipação da cultura nacional.
O movimento tinha como pressuposto romper com tradicionalismo na arte e alimentar a autonomia estética e, principalmente, a independência cultural do país.
Artistas como: Tarsila do Amaral, Abita Malfatti, Oswald de Andrade e Di Cavalcanti entendem que, para se haver uma cultura nacional, deve-se livrar a nação das amarras da europetização e do eurocentrismo.
Saiba mais sobre o Modernismo em: brainly.com.br/tarefa/16163945
#SPJ3