Smart City é um conceito relativamente novo, mas muito em voga nos últimos cinco anos em vários governos e países pelo mundo. As cidades inteligentes são aquelas que possuem políticas ativas e conseguem utilizar a tecnologia para mudar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficazes. Essas medidas são amplas e envolvem serviços diretos à população, como por exemplo, segurança pública, sustentabilidade, transporte, educação, planejamento e transparência. Uma cidade que se destacou como uma smart city é Amsterdã na Holanda, conhecida por ser uma cidade onde as bicicletas são o principal meio de transporte, com quase 900 mil habitantes, Amsterdã é a cidade pioneira na Europa, quando o assunto é investir em tecnologia e sustentabilidade. Nessa cidade foram desenvolvidos produtos e serviços inovadores na área da mobilidade urbana, tecnologias móveis e medidores de energia elétrica, tudo para melhorar a qualidade de vida da população. Considerando o fragmento de texto acima e o seu conhecimento sobre o conceito smart city, analise as afirmações abaixo. I. Na Holanda, a cidade de Amsterdã se destacou como uma cidade inteligente por investir na produção de bicicleta para a população em vez de tecnologias digitais. II. No Brasil a população acredita que o processo em direção a smart city deve ter como principal liderança a esfera pública. III. Cidades inteligentes são aquelas que investem em serviços para o bem estar de uma parcela da sociedade, já que o governo não possui capital para melhorar a qualidade de vida de toda a população. IV. Três cidades são mais conhecidas no Brasil quando se fala em smart city: Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
II e IV
É correto o que se afirma em II e IV.
No Brasil o processo de desenvolvimento de uma cidade para que atingisse o conceito smart city seria responsabilidade da esfera pública. Isso ocorre porque é garantido pela Constituição Federal que o Estado deve fornecer à população acesso a serviços essenciais de qualidade.
Deste modo, os investimentos feitos em tecnologia para melhora da qualidade de vida da população, fossem na mobilidade urbana, saúde ou educação; seriam responsabilidade dos governos. Governos esses das esferas municipais, estaduais e federais.
Curitiba não só é um exemplo de smart city no Brasil, como também representa a maior referência do conceito no país. Isso porque, além de ser exemplo de planejamento urbano e de qualidade de vida, agora se volta também para a inovação tecnológica em todas as esferas da administração municipal.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4564586