Skinner defende que a aprendizagem por aproximações sucessivas é uma maneira eficiente de ensinar comportamentos operantes. Nesse procedimento, a instalação de novos comportamentos, via de regra, se dá pela seleção de respostas parecidas com a resposta esperada. Em uma dada situação, o organismo tende a emitir diferentes respostas e a pessoa que quer instalar o comportamento apropriado deve reforçar as respostas mais próximas da resposta final até que ela seja obtida e reforçada para a consolidação. Uma mãe, por exemplo, pode aceitar que seu filho, inicialmente, fale “aa” para “água” e lhe dar a água como reforçador. Aos poucos vai exigindo que para receber a água, a criança melhore a pronúncia reforçando respostas como “aua” e “aga”. Até que finalmente a criança diga “água” e receba o que pede.
Esse procedimento de instalação de comportamentos operantes também é chamado por Skinner de:
A)
Maturação.
B)
Modelagem.
C)
Instalação.
D)
Modelação.
E)
Aprendizagem significativa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Modelagem.
Explicação:
"Para Skinner, novos comportamentos normalmente são aprendidos por um procedimento denominado de modelagem ou aprendizagem por aproximações sucessivas. Nesse procedimento, a pessoa que está ensinando deve reforçar as respostas parecidas com a resposta final gradualmente, até que se chegue cada vez mais próximo da resposta final esperada. Uma professora, por exemplo, pode elogiar as primeiras tentativas de escrita de uma criança, e, aos poucos, ir apresentando como se deve escrever convencionalmente, até que a criança chegue no comportamento final de escrever de forma autônoma e convencional. "
Skinner pensa sobre o comportamento organizacional e como ele é organizado através do método da observação e da análise: ALTERNATIVA B.
Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi uma figura essencial para estudos acerca da Psicologia e da Pedagogia.
O pensador e pesquisador aderiu à filosofia do Behaviourismo, que estipula que o comportamento humano, seja qual nível for, pode ser moldado e controlado.
O Behaviourismo foca nas coisas que podem ser observadas e analisadas. Tudo que é abstrato ou subjetivo não é esfera do Behaviourismo, como: consciência, vontade, inteligência, emoção e memória.
Skinner afirma que o comportamento humano organizacional é metódico e tem como finalidade verificar como o ser humano age quando lida com grupos em determinado espaço.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/22236756