Situados no extremo da tabela periódica, na coluna 18, estão os gases nobres, muito pouco reativos, praticamente inertes. As substâncias simples desses gases nobres são formadas por átomos isolados desses elementos... Os gases nobres praticamente não participam de reações químicas e compostos de gases nobres foram preparados em laboratório somente a partir de 1962, mesmo assim para os gases nobres mais pesados. É reflexo da não reatividade dos gases nobres: A. A configuração eletrônica completa da camada de valência, da eletroafinidade baixa dos átomos desses elementos e da energia de ionização muito elevada. B. A força de atração que o núcleo do átomo exerce sobre os elétrons, fazendo com que eles fiquem mais “juntos”e, consequentemente diminuindo o raio. C. A reatividade dos ametais, caracterizada pela eletroafinidade, que pode ser definida como a energia liberada quando um átomo ganha um elétron. D. A reatividade dos metais associada à perda de elétrons de valência pelos átomos de elementos metálicos, com maior raio atômico e menor energia de ionização. E. A relação entre a energia necessária para retirar um elétron de um átomo isolado no estado gasoso e a distância do elétron ao núcleo.
Soluções para a tarefa
Pergunta escrita de forma organizada:
1) Situados no extremo da tabela periódica, na coluna 18, estão os gases nobres, muito pouco reativos, praticamente inertes. As substâncias simples desses gases nobres são formadas por átomos isolados desses elementos. Os gases nobres praticamente não participam de reações químicas e compostos de gases nobres foram preparados em laboratório somente a partir de 1962, mesmo assim para os gases nobres mais pesados.
- É reflexo da não reatividade dos gases nobres:
A. A configuração eletrônica completa da camada de valência, da eletroafinidade baixa dos átomos desses elementos e da energia de ionização muito elevada.
B. A força de atração que o núcleo do átomo exerce sobre os elétrons, fazendo com que eles fiquem mais “juntos”e, consequentemente diminuindo o raio.
C. A reatividade dos ametais, caracterizada pela eletroafinidade, que pode ser definida como a energia liberada quando um átomo ganha um elétron.
D. A reatividade dos metais associada à perda de elétrons de valência pelos átomos de elementos metálicos, com maior raio atômico e menor energia de ionização.
E. A relação entre a energia necessária para retirar um elétron de um átomo isolado no estado gasoso e a distância do elétron ao núcleo.
Resposta:
A. A configuração eletrônica completa da camada de valência, da eletroafinidade baixa dos átomos desses elementos e da energia de ionização muito elevada.