Filosofia, perguntado por sofiacavalcante89, 10 meses atrás

Situações que trazem conteúdo para a inspiração ou à reflexão e que servem de modelo para a humanidade não precisam, necessariamente, estar ligados a pessoas ou fatos reais. Vários mitos cumprem esse papel, expressando uma ideia de forma direta ou alegórica. Por exemplo, na mitologia grega, o astuto “Titã Prometeu”, era considerado um defensor da humanidade e foi responsável pelo roubo do fogo de Zeus, a principal divindade do Olimpo. Prometeu deu o fogo aos mortais, o que foi considerado algo imperdoável por Zeus,que condenou o Titã acorrentando-o a uma rocha, enquanto uma águia vinha todo o dia mastigar seu fígado, que se regenerava no dia seguinte, infringindo-lhe ciclos de sofrimento terríveis. Até que um dia Prometeu foi libertado pelo herói Hércules.
Sobre o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
a) O mito tem um problema em seu eixo dramático, pois como o fígado faz parte do sistema imunitário, sua ausência representa que Prometeu não sentiria mais dor.
b) A tragédia de Prometeu pode ser interpretada como uma alegoria sobre a criação das ciências exatas, como a Química e a Física, uma vez que ela coloca conhecimento da natureza (domínio do fogo) e crença no divino como
componentes inseparáveis.
c) Um dos aspectos que distancia o mito de Prometeu da realidade é o fato de que a águia é uma ave de rapina e, como tal, é vegetariana.
d) O comportamento de regeneração do fígado de Prometeu poderia ser descrito por uma função matemática periódica,
tendo o tempo como variável.
e) O mito de Prometeu, visto pela óptica da literatura, é considerado uma parábola, pois segue a estrutura básica do herói-mártir (Prometeu) e do vilão (Zeus), linha narrativa que ganhou destaque na literatura brasileira graças à Semana de Arte Moderna de 1922.

Soluções para a tarefa

Respondido por luizcavalcantesjpi
19

D)o comportamento de regeneração do fígado de prometeu poderia ser descrito como uma função matemática e periódica, tendo o tempo como variável.

Perguntas interessantes