Pedagogia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Situação problema

A coordenadora pedagógica Márcia está conduzindo um conselho de classe com os professores do 5º ano dos anos iniciais Ensino Fundamental da escola estadual Paulo Freire, e, em meio a discussão sobre alunos que estão com dificuldades na aprendizagem, apresentam baixo rendimento e estão cada vez mais desinteressados pelos estudos, a diretora da escola resolveu se pronunciar e fez a seguinte colocação: “Temos que ter ciência de que educação não é para todos, que também iremos formar aqueles que limpam nossas casas, e que a escola para alguns serve apenas como espaço de acolhimento e socialização”.

Essa afirmação causou grande constrangimento e incomodo à pedagoga Márcia, que sentiu a necessidade de debater esse assunto com os professores em uma reunião pedagógica e para tanto solicitou que realizassem a leitura do artigo “O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres” de José Carlos Libâneo, e refletissem sobre a seguinte questão:

Considerando o dualismo da escola brasileira abordado no texto, em que, “ num extremo, estaria a escola assentada no conhecimento, na aprendizagem e nas tecnologias, voltada aos filhos dos ricos, e, em outro, a escola do acolhimento social, da integração social, voltada aos pobres e dedicada, primordialmente, a missões sociais de assistência e apoio às crianças.” (LIBÂNEO, 2012, p. 16), como vocês percebem esse processo na escola atual?

Sua atividade será a mesma realizada pelos professores, para isso, leia o texto indicado e apresente sua reflexão sobre a questão proposta pela coordenadora pedagógica Márcia.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
23

A escola atual está representada no inicio gradual da eliminiação de tal dualismo, no sentido de promover a conscientização sobre as diferenças, tanto para escolas de ricos ou de pobres.

Dessa forma, alinha-se com a perspectiva construtivista da educação, que promove o protagonismo e autonomia do aluno, fomentando o desenvolvimento crítico e moral dos alunos, a fim de respeitar e valorizar as diferenças.

Respondido por Matheusieti
1

O processo na escola atual se dá a partir da busca por uma escolarização democrática, que busca fundamentar sua base nas ideias de Libâneo assim como na pedagogia de Paulo Freire.

Na escola atual, a didática é fundamental para o processo de aprendizagem, visto que o educador assume o papel de facilitador do conhecimento, utilizando uma série de métodos e formas para incluir o aluno no processo de ensino, este que é o pilar central na absorção do que é apresentado.

Por fim, trazendo a perspectiva da atividade para a resolução, o educador deve estar ligado ao processo didático dentro e fora do campo escolar, já que o conceito básico de didática se refere ao ensino e a transmissão do conhecimento, usado em prol da formação do indivíduo enquanto ser social.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/24219222

Anexos:
Perguntas interessantes