Saúde, perguntado por anavi2009p846ie, 1 ano atrás

Situação- Problema 01 - A esteticista Maria Helena, há 10 anos trabalhando com tratamentos de beleza facial, adquiriu uma caixa com 25 unidades de loção facial à base de água de rosas que estava em promoção. O fabricante foi muito bem recomendado, a qualidade do produto era muito boa e ela já havia utilizado há alguns anos, obtendo bons resultados com as clientes. Desta caixa ela utilizou 5 unidades por um período de dois meses. No terceiro mês depois da compra notou que alguns frascos estavam com o líquido turvo, outros com grumos esbranquiçados no fundo e todos com um odor desagradável. O prazo de validade ainda estava vigente.

Qual controle de qualidade do produto pode ter sido inadequado e qual norma que o fabricante deveria ter se baseado?

Enquanto consumidora, qual a lei que a esteticista Maria Helena tem como apoio para recorrer às perdas que teve com relação ao produto?

Situação- Problema 02 - D. Luiza tem 62 anos e é proprietária e única profissional atuante em seu salão de cabeleireiro e manicure. Precisou parar suas atividades depois de 31 anos de trabalho por apresentar um quadro de saúde grave. Inicialmente, foi detectado que era alérgica à acetona, mesmo tendo recorrido nos últimos anos ao removedor de esmaltes. Tinha uma tosse seca que a incomodava muito e irritações cutâneas por todo o corpo que se agravavam quando atendia as clientes que queriam fazer pés e mãos. A última vez que atendeu, foi levada à emergência de um hospital com edema nos olhos, no rosto, pescoço e tinha dificuldade respiratória.

Considerando o produto acetona no contexto de avaliação de segurança prévia à comercialização, por que provocou essa reação na D. Luiza?

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
0

Essa situação foi provocada, pois a acetona foi substituída, recentemente, no mercado por um removedor de esmaltes, devido ao fato das substâncias químicas da acetona terem maior grau de toxidade, considerando sua dose e a exposição ao uso.

Mas a irritação e a sensibilização causadas pela acetona ou por esse removedor de esmaltes são bem semelhantes, e caracterizam-se por provocar eritema, edema, pápula e pústula, sendo diferenciados pela gravidade causada.

Bons estudos!

Perguntas interessantes