Geografia, perguntado por verapaulaclemep7c1lj, 1 ano atrás

Situação política e econômica do Panamá

Soluções para a tarefa

Respondido por Metroina69
3

Resposta:

ECONOMIA

As economia do Panamá apóia-se num bem desenvolvido setor de serviços, que responde por 3/4 do Produto Interno Bruto. Os serviços estão associados à operação do Canal do Panamá, cujo controle total passou ao país em 1999, e também ao setor bancário e à zona de livre comércio de Colón, além do aluguel da bandeira panamenha para registro de navios.

Os principais cultivos são a banana, a cana-de-açúcar, o arroz, o milho e o café. A pesca é uma das atividades mais importantes do país. O principal produto mineral é o sal. Os produtos industriais abastecem somente o mercado local.

Explicação:

POLITICA

O Panamá é uma república com três ramos de governo: os ramos executivo e legislativo são eleitos por voto directo para mandatos de 5 anos, e o judiciário é nomeado de forma independente.

O poder executivo é dirigido por um presidente e dois vice-presidentes. O poder legislativo é exercido por uma Assembleia Legislativa unicameral de 72 membros. O poder judicial é dominado por um Supremo Tribunal de nove membros e inclui todos os tribunais e juízos municipais. Um Tribunal Eleitoral autónomo supervisiona o registo dos eleitores, o processo eleitoral e as actividades dos partidos políticos. O voto é obrigatório para todos os cidadãos com mais de 18 anos, se bem que os que não cumpram a obrigação não sejam tramados.

O atual presidente é Laurentino Cortizo, do Partido Revolucionário Democrático, eleito em maio de 2019. Assumiu em 1 de julho de 2019

Perguntas interessantes