Geografia, perguntado por lreis3224, 9 meses atrás

SISTEMATIZAR
1. Por que o conhecimento sobre a população e sua dinamica é importante para os governos?
2. Segundo as estimativas da ONU, a população mundial alcançará 8,6 bilhões de pessoas em
2030. Considerando o que foi apresentado no capítulo, responda: o crescimento populacional
será igual em todas as regiões do mundo? Justifique sua resposta.
3. Quais são as principais estratégias de um país com relação à sua dinâmica populacional?
4. Por que a população migrante se distribui de forma diferente pelo mundo, sendo maior na Amé-
rica do Norte, Europa e Oceania?
5. Por que, segundo a ONU, o mundo vive a maior crise humanitária desde a Segunda Guerra
Mundial?
6. Quais são os países que mais abrigaram deslocados forçados em 2017?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
490

1. O conhecimento sobre a população e sua dinâmica é importante para os governos para que eles possam identificar tendências e tomar medidas conforme necessário.

2. O crescimento populacional  não será igual em todas as regiões do mundo, visto que ele é diferente em função da fase de transição demográfica que cada país encontra-se.

3. As principais estratégias de um país com relação à sua dinâmica populacional são as melhorias nas condições sanitárias, de saúde, bem como a disponibilização de métodos contraceptivos.

4. Porque elas saem de países pobres, subdesenvolvidos e que passam por conflitos e guerras e vão em direção aos países desenvolvidos.

5. O mundo vive a maior crise humanitária desde a Segunda Guerra  Mundial em função da crise de refugiados gerada a partir de conflitos internos nos países da África e Oriente Médio, bem como por crises econômicas de fome e escassez.

6. Os países da Europa.

Abraços!


Marialuzialvez: abraço
eduardamarttins330: mds me ajudou muito, parabens
lualymarcelledepaula: gente que respostta super completta obrigaddooooooooooooo
Respondido por pamelaeneida
22

1) O governo precisa ter o conhecimento da sua população, bem como sua dinâmica, a fim de saber quais as suas verdadeiras necessidades nas áreas de saúde, educação, segurança, infraestrutura, economia, emprego, para ter subsídios e informações concretas, visando a formulação de políticas públicas e programas, sanando estes problemas e, por consequência, tendo o desenvolvimento do país.

Para isso, o governo possui setores que cuidam de cada área separadamente, além do auxílio de conselhos nacionais para a formulação de planos e regulamentos com o objetivo de erradicar desigualdades sociais e proporcionar o desenvolvimento humano, bem como o crescimento econômico.

Mais em: https://brainly.com.br/tarefa/28932870

2) O crescimento populacional será desigual nas diversas regiões do planeta, uma vez que existem países que possuem políticas de controle de natalidade, a fim de diminuir a quantidade de pessoas por família, tornando possível que os chefes familiares, dentro de suas possibilidades, deem aos seus filhos uma vida digna e maiores chances de desenvolvimento pessoal e profissional, o que contribui para a diminuição de investimentos em programas de transferência de renda e o aumento em programas que visem saúde, educação, segurança e tecnologia.

Mas existem casos de outras nações que estão com suas populações já envelhecidas, diminuindo a força de trabalho e aumentando os valores referentes à previdência, que irão primar pelo estímulo ao nascimento de mais crianças, de forma que seja criada uma geração que atenda às demandas de postos de trabalho existentes, contribuindo para o aumento da capacidade da produção, de consumo e maior crescimento da economia nacional.

Mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/12275127

3)   Um país deve estar atento à três índices que influenciam a dinâmica populacional: índices de natalidade, de mortalidade e de fecundidade, pois qualquer desequilíbrio neles sinaliza a necessidade de ações que fortaleçam os sistemas educacionais, de saúde, segurança e infraestrutura do país.

A natalidade e a fecundidade são relacionadas aos nascimentos, e famílias que possuem muitos filhos tendem a ter dificuldades para prover a sua sobrevivência, com más condições de vida e, muitas vezes, tendo como resultado, a morte das crianças, já influenciando nos índices de mortalidade também.

Confira mais: https://brainly.com.br/tarefa/27463262

4) A população migrante se distribui mais em regiões como América do Norte, Europa e Oceania por conta das condições de vida que estas regiões oferecem, por serem consideradas como zonas já desenvolvidas, com altas demandas de trabalho e que oferecem boas condições de vida, com economias e moedas fortes.

Mesmo com algumas dessas nações tendo políticas restritivas quanto à migração, existem  as formas clandestinas de entrada nesses países, o que faz com que muitas dessas pessoas que fogem de guerras e das más condições oferecidas por seus países de origem estejam dispostas a enfrentarem estas dificuldades em nome de um sonho de um futuro melhor para si e para sua família, com possibilidades de auxílio àqueles que ficaram em seus países natais.

Mais em: https://brainly.com.br/tarefa/14794522

5) A ONU aponta a crise humanitária vivida mundialmente como a maior desde a Segunda Guerra Mundial pelo fato do aumento nos movimentos migratórios, por conta de guerras civis e busca de melhores condições de vida, além do aumento de mazelas como fome, miséria, violência, intolerâncias de todos os tipos, xenofobia, além do crime como quase um setor organizado da sociedade, movimentando valores maiores do que atividades lícitas.

Corrupção e outros crimes contra a Administração Pública de diversos países no mundo, desviando recursos de áreas importantes, auxiliando na geração de desemprego, evasão escolar e insegurança, além de crises financeiras que derrubam valores no mercado, diminuem o consumo e a produção, ocorrendo em um menor espaço de tempo, evidenciando possíveis colapsos nos sistemas econômicos do mundo.

Mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/32783985

6) A quantidade de países é muito pequena, uma vez que teve aumento do número de nações que restringiram acesso aos refugiados e migrantes de toda a natureza, com o pretexto de protegerem o país para seus nativos. A Turquia, seguida do Líbano, foram os países que mais receberam refugiados em 2017.

Estes migrantes e refugiados são provenientes de países em desenvolvimento, que além de fugirem da guerra, da fome e da falta de condições de uma vida digna, vão em busca de terem recursos para a construção de uma nova vida, com possibilidades de crescimento e estudo para seus filhos, além da paz e de trabalhos dignos e com melhor remuneração.

Mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/19300567

Anexos:
Perguntas interessantes