Sistematização do Patrimônio
PROBLEMATIZAÇÃO: Imagine que você está participando de um processo seletivo para trabalhar como gerente de um grande centro médico. Você se preparou, se capacitou e sabe que está preparado(a) para realizar uma ótima prova e conquistar esta excelente oferta de trabalho. O processo é feito em três etapas: 1º prova com 20 questões objetivas; 2º prova com exercício prático, e; 3º entrevista. Na primeira prova você foi muito bem, e agora precisa passar pela segunda etapa. No exercício prático você recebeu uma lista com diversos elementos de resultado e patrimoniais e tem como tarefa organizá-los. Seu problema é, como organizar estes elementos?
SIGNIFICAÇÃO: Para resolver esta questão você precisa refletir sobre organização. Como você organiza o seu patrimônio? Como você organiza e controla suas contas? Seu dinheiro? Com certeza você procura fazer isso de uma forma que te ajude a administrar tudo isso.
EXPERIMENTAÇÃO: Você provavelmente já deve ter organizado sua casa, seu quarto, seu ambiente de trabalho... A organização é importante para facilitar sua rotina. Por exemplo, pratos, talheres e copos, que são utilizados com mais frequência, ficam dispostos em um lugares mais acessíveis, já utensílios que são utilizados com menos frequência, ficam em lugares menos acessíveis. Não é assim?
REFLEXÃO: Você já imaginou colocar os copos no armário mais alto? Isso com certeza dificultaria sua rotina.
CONCEITUALIZAÇÃO: No caso do patrimônio é a mesma coisa, é preciso organizá-lo de forma que facilite sua análise e acompanhamento. Dessa forma, a contabilidade tem um jeito próprio de organizar os elementos patrimoniais. Ao longo dos séculos, os estudiosos em contabilidade desenvolveram um método científico que, além de organizar os elementos, facilita a análise da situação financeira e econômica da entidade. A contabilidade organiza os elementos patrimoniais conforme a estrutura a seguir:
Figura 1 – Estrutura patrimonial
Fonte: Costa e Lima (2017, p. 48)
AÇÃO/AVALIAÇÃO:
Atividade: Conforme descrito anteriormente, na segunda etapa do processo seletivo, você recebeu a seguinte lista com diversos elementos patrimoniais:
ELEMENTOS PATRIMONIAIS VALOR (R$)
Caixa e equivalentes de caixa 122.250
Duplicatas a receber 92.220
Impostos a recuperar 33.675
Estoques 131.895
Fornecedores 213.330
Investimentos 127.500
Outras obrigações 31.800
Imobilizado 450.000
Intangível 104.310
Salários a pagar 147.450
Obrigações tributárias 38.670
Empréstimos e financiamentos 218.100
Capital Social 300.000
Reserva de lucros ?
Perceba que está faltando o valor da ‘Reserva de lucros’, mas você já estudou e sabe que este valor representa o resultado, ou seja, o lucro ou o prejuízo apurado em determinado período. Assim, para encontrar este valor você deverá calcular o resultado considerando os dados da tabela a seguir, que também foi disponibilizada na segunda etapa da prova:
ELEMENTOS DE RESULTADO VALOR (R$)
Receita operacional bruta 900.000
Despesas financeiras 22.500
Despesas administrativas 180.000
Receitas financeiras 15.000
Impostos sobre vendas 150.000
Custo dos produtos vendidos 450.000
Para resolver a segunda etapa do processo seletivo você deve:
1º Passo: Dentre os elementos de resultado, identifique as contas de receitas e as contas de despesas e calcule o resultado.
2º Passo: Dentre os elementos patrimoniais, identifique quais são do ativo, do passivo e do patrimônio líquido.
3º Passo: Organize os elementos conforme a estrutura contábil. Lembre-se, ao organizar os elementos, o valor total do ativo precisa ser igual ao valor total do passivo mais o patrimônio líquido.
4º Passo: Com os elementos patrimoniais estruturados, analise a situação líquida gerada e interprete se representa uma situação positiva ou negativa e explique o porquê da sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes
Contabilidade,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás