- Sistemática
Escrever as regras de classificação da botânica e do reino animal.
Me ajudem, por favor...
Soluções para a tarefa
Resposta:
Botânica – Grupos Vegetais – Características principais de cada grupo
O Reino Plantae pode ser dividido em quatro grandes grupos vegetais: as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
As briófitas são as plantas mais simples. São também muito dependentes da água e só pode ser encontrada em ambientes úmidos.
São tão simples que não possuem órgãos verdadeiros. Por esse fato são chamadas também de cormófitas. Esse é um dos motivos das briófitas serem tão pequenas
Pteridófitas
As pteridófitas apresentam um pouco mais de complexidade. Elas possuem órgãos como as folhas, raízes e caule. Por esse fato são chamadas de talófitas. Apesar de possuírem esses órgãos, as pteridófitas não possuem flor.
Também são dependentes de umidade, embora menos que as briófitas.
Gimnospermas
As gimnospermas são o primeiro grupo de vegetais a apresentar flor, porém não apresentam frutos. São muito comuns em ambientes frios e podem crescer a vários metros de altura.Entre os principais exemplos podemos cita as coníferas, pinheiro de natal. No Brasil a gimnosperma mais conhecida é a araucária.
Angiospermas
As angiospermas são o grupo mais comum de vegetal. Estão espelhadas por todo o planeta. Possuem além de flores, o fruto, no qual guardam as sementes.
Características do Reino Animal
Eucariontes: células com núcleo diferenciado, ou seja, envolvido por membrana;
Heterótrofos por ingestão: necessitam ingerir outros seres vivos, pois não produzem o próprio alimento;
Pluricelulares: corpo formado por muitas células com funções específicas;
Aeróbicos: respiram o oxigênio que retiram do ar ou da água, conforme o meio em que vivem;
A reprodução é sexuada, ou seja, envolve a união de gametas. Mas alguns invertebrados fazem de modo assexuada.
Não possuem celulose e clorofila (aclorofilados), uma característica que os diferencia dos vegetais;
Possuem tecidos e órgãos, com exceções dos filos mais simples como os Poríferos;
Presença da blástula: esfera de células, oca, com líquido no interior. É a segunda fase de segmentação das células no desenvolvimento embrionário depois da formação do zigoto (mórula-blástula-gástrula-nêurula).
Presença de Celoma, uma cavidade embrionária presente em todos os vertebrados, sendo que os platelmintos são pseudocelomados e os poríferos não possuem;
A maioria dos animais têm simetria bilateral: duas metades do corpo simétricas. Também pode acontecer a simetria radial (vários planos longitudinais a partir do centro do corpo, exemplo: equinodermos) ou ainda ausência de simetria (esponjas