Biologia, perguntado por gleiceamorim09, 6 meses atrás

SISTEMA REPRODUTOR

Identificar as estruturas anatômicas do sistema reprodutor Feminino e Masculino, relacionando com as suas funções.

Soluções para a tarefa

Respondido por esthermyllepbaw1z
6

Resposta:

Sistema Reprodutor Masculino

Testículos: Possuem formato oval, são em pares e, externamente, apresentam as faces medial e lateral, as margens anterior e posterior e as extremidades superior e inferior. Produzem os espermatozoides, por meio da espermatogênese e produzir a testosterona. Os testículos se encontram no escroto, localizado na cavidade pélvica e inferiormente à sínfise púbica. O testículo esquerdo é geralmente mais baixo que o direito, evitando assim, o atrito ao caminhar.  

Escroto: Saco músculo-cutâneo. Abriga os testículos, epidídimo e a primeira porção dos ductos deferentes. O septo do escroto, localizado na parte interna, divide os testículos em escroto direito e esquerdo. No períneo encontram-se as túnicas: cútis, túnica dartus e tecido conjuntivo frouxo. Mais profundamente, o testículo ainda é envolto pela fáscia espermática externa, fáscia cremastérica, fáscia espermática interna e túnica vaginal. O escroto regula a temperatura os testículos, sempre mantendo-os um grau abaixo da temperatura do corpo, para preservar os espermatozoides.

Epidídimo: Estrutura em forma de “C”, localizada na margem posterior do testículo. Local para armazenamento e amadurecimento dos espermatozoides até o momento da ejaculação. Ducto deferente e ejaculatório. São a continuação dos epidídimos. Levam os espermatozoides até os ductos ejaculatórios. Medem cerca de 45cm, começando na cauda do epidídimo, passando pelo funículo espermático, canal inguinal, cavidade pélvica, arqueia sobre os ureteres e desce para abexiga urinária, em direção à próstata. Possui quatro porções: testicular, funicular, inguinale pélvica, a qual termina na ampola do ducto deferente. De cada lado dessa ampola,encontram-se as glândulas seminais, as quais se unem para despejar seu conteúdo no sêmen. Os ductos ejaculatórios direito e esquerdo são curtos e se abrem na uretra prostrárica. Os ductos transportam os espermatozoides com o fluido seminal.

Uretra: Leva os espermatozoides dos ductos ejaculatórios para fora do corpo. A parte esponjosa possui glândulas uretrais, que secretam um mucuo lubrificante antes da ejaculação.  

Glândulas seminais: Localizados posterior à bexiga e são responsáveis pela produção de uma secreção viscosa que carrega cerca de 60% do sêmen. O líquido seminal melhora a motilidade do espermatozoide.

Próstata: Assemelha-se a uma castanha. Possui base superior e ápice inferior e encontra-se inferior à bexiga. É formada por glândulas tubo alveolares, envolvidas por tecido fibromuscular e uma cápsula de tecido conjuntivo. O tecido fibromuscular se contrai durante a ejaculação, lançando a secreção prostática para dentro da uretra.  

Glândulas bulbouretrais: Semelhantes a ervilhas, estão dispostas dentro do diafragma urogenital, localizadas abaixo da próstata. Produzem o muco que entra na porção esponjosa e neutraliza o pH da uretra.  

Pênis: Leva os espermatozoides para o interior do canal vaginal durante a ereção e ejaculação. Constituído por um corpo cavernoso e um corpo esponjoso e pode ser dividido em raíz, corpo e glande.

Sistema Reprodutor Feminino

Ovários: Aos pares, medem cerca de 3cm cada, têm função de ovulo gênese, produzem estrógeno e progesterona, estão localizados na cavidade pélvica, tendo sua extremidade superior voltada para o infundíbulo da tuba uterina e sua extremidade inferior voltada para o útero. Possui extremidade superior ou tubária do ovário, margem livre ou posterior, extremidade inferior ou uterina do ovário, margem mesovárica ou anterior, face medial e lateral.

Tubas uterinas: Dois tubos musculares, medindo cerca de 13 cm. Transportam os ovócitos que romperam a superfície do ovário até o útero. São divididas em infundíbulo (porção mais distal), ampola (porção medial) e istmo (porção proximal).

Útero: É impar, mediano e recebe as duas tubas uterinas. Tem formato de uma pera e estende-se até a vagina, posteriormente com a bexiga. Sua função é alojar o embrião. Pode ser dividido em fundo, corpo, istmo e colo do útero. A parede uterina é formada por perimétrio, miométrio e endométrio (o qual pode ser dividido em camada basal e funcional).  

Vagina: Em parte, situado na pelve e em parte, situado no períneo anterior. Sua parte superior se comunica com a cavidade uterina por meio do óstio externo do útero. Na parte inferior, abre-se na vagina. Não possui glândulas anexas. Contém as camadas da mucosa, muscular e adventícia.  

Glândulas mamárias: São anexos da pele. Produzem leite após a gestação. Cada glândula consiste em 15 a 25 lóbulos de glândulas túbulo-alveolar composta. Os lobos são formados por lóbulos, constituídos por ácinos. O leite é secretado pelos ácinos até chegar aos ductos lactíferos.

Explicação:

Perguntas interessantes